2014-10-22
As primeiras jornadas técnicas sobre as fruteiras tradicionais do Algarve – amêndoa, azeitona, alfarroba e figo – acontecem a 30 e 31 de outubro e 1 de novembro, na Expoalgarve, em Loulé. Inscrições até dia 24 de outubro.
Produção, transformação e comercialização são os grandes temas destas jornadas que incluem dezenas de comunicações, workshops, exposições e uma mostra tecnológica, encontros B2B entre empresas e o concurso "Valores do Território 2014".
A iniciativa, que está a ser organizada – no âmbito do projeto de cooperação Cordão Verde – por um vasto conjunto de entidades (Associação In Loco, Associação Interprofissional para o Desenvolvimento da Produção e Valorização da Alfarroba, Câmara Municipal de Loulé, DRAP Algarve, Universidade do Algarve, Escola Profissional de Alte, CCDR Algarve, NERA e ACRAL), com o apoio da Caixa Crédito Agrícola Mútuo do Algarve e da AGROTEC, surge na sequência do seminário "Culturas tradicionais do Algarve" realizado a 30 de abril, em torno da mesma temática, que registou uma enorme adesão e a necessidade de lhe dar continuidade.
Segundo a organização “a importância que este sector já teve na região e as potencialidades que ainda representa justificam aprofundar e disseminar o conhecimento sobre ele existente e a mobilização para a cooperação dos seus agentes, da produção, passando pela investigação e tecnologia, à transformação e comercialização”.
Mais informações e inscrições (gratuitas mas obrigatórias) em http://culturastradicionaisdoalgarve.blogspot.pt/
Para mais informações, contactar a Associação In loco – Equipa do Cordão Verde, Tel. 289 840 860 ou E-mail cordaoverde2013@gmail.com.
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]