Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Formação Profissional na Beira Serra

Jan. 2005

A ADIBER, desde a sua fundação em 1994, tem considerado o vector Formação e Qualificação Social e Profissional como uma das prioridades da sua intervenção junto das populações da região da Beira Serra. Tal objectivo é alicerçado na sua acreditação pelo INOFOR como Entidade Formadora desde 1998, e cujo nível de intervenção será certamente potenciado com a implementação, por parte da ADIBER, do Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, aprovado em 2002 pela ex-ANEFA.

Cumprindo este desígnio, pretende-se dar visibilidade, demonstrando publicamente e de forma pedagógica o processo formativo que envolveu inicialmente 15 formandos em situação de «desemprego de longa duração», para que de alguma forma se estimule a sua reprodução em outros contextos da Beira Serra, igualmente com o recurso à promoção de cursos EFA - Educação e Formação de Adultos.

Estes formandos, dos quais 13 são mulheres, iniciaram o seu percurso de qualificação pessoal e profissional, numa primeira fase, com a frequência de um Curso B2 - na área profissionalizante, denominada «Produção Agrícola: Horticultura/ Fruticultura» -, que lhes conferiu equivalência ao 2º. Ciclo do Ensino Básico (6º ano de escolaridade), concluído em 2002.

Concretizado este passo, a ADIBER promoveu uma nova acção, destinada a aprofundar os conhecimentos adquiridos, a desenvolver as qualificações e aumentar as competências pessoais e sociais dos formandos envolvidos, proporcionando-lhes a oportunidade de obter um nível de habilitações escolares equivalentes ao 3º. Ciclo do Ensino Básico (9º.ano de escolaridade), ou seja, a escolaridade mínima obrigatória em vigor no nosso País, a que acresce uma qualificação profissional de nível II.

Com a conclusão desta acção, considerando o número e a origem geográfica dos formandos (concelho de Góis), deu-se um passo importante para a redução do défice de qualificação escolar e profissional da população local, o qual assume níveis preocupantes, como comprovam os dados recentemente divulgados no Estudo «Tipificação das Situações de Exclusão Social em Portugal» elaborado pelo Ministério da Segurança Social.

Foram igualmente criadas condições para que estas pessoas fossem dotadas de «ferramentas» que lhes permitem, hoje, aceder a postos de trabalho a que anteriormente estavam impedidos de concorrer, de que constituem exemplo os concursos públicos promovidos pelas Entidades próprias, para recrutamento de pessoal, mesmo para as actividades menos exigentes. Deste modo, cremos que contribuímos para melhorar significativamente as condições de empregabilidade destas pessoas, que se encontravam em situação de desfavorecimento face ao mercado de trabalho, o que terá como consequência um possível aumento na sua qualidade de vida, e desenharem um projecto de vida adequado às suas reforçadas competências.

Assim, é com sentido de dever cumprido, face à estratégia de desenvolvimento definida pela ADIBER e pelos seus parceiros no II Congresso da Beira Serra - «o desenvolvimento da Beira Serra está indissoluvelmente ligado à qualificação das suas populações»; «assegurar e incentivar Programas de Formação contínua para as populações da Beira Serra» - que formalmente atribuímos os respectivos Certificados de Formação Profissional aos 13 formandos que obtiveram aproveitamento:

Ana Paula Nunes Almeida Neves; Carla Maria da Costa José; Ermelinda dos Santos Almeida Bandeira; Floripes Marques Brito; Guilhermina Vicente Almeida; Isabel Filomena Francisco; Isabel Palácio de Almeida Neves; João Manuel de Almeida Henriques; Lídia Maria Rodrigues Barata Bandeira; Maria Fátima Oliveira Duarte; Maria Isabel Almeida Ferreira Antunes; Paula Maria Anjos Alves Barata e Susana Duarte das Neves.

Releve-se que este grupo ao apresentar uma média de idades de 33 anos, onde as idades variam entre os 20 e os 51 anos, reuniu ainda condições para que a sua maioria venha a integrar, no curto prazo, o competitivo mercado de trabalho local.

A ADIBER aproveita a oportunidade, uma vez que considera ser este o momento mais adequado e a perfeita ilustração da filosofia inerente aos Cursos EFA, ou seja, a Educação e Formação ao Longo da Vida, para lançar uma pequena publicação intitulada «A História da Minha Vida» da autoria de Ermelinda Bandeira, formanda destes cursos, que compila vários poemas de cariz popular, que agora são editados com o apoio do Projecto «Beira Serra - Cultura Viva», também promovido pela ADIBER.

Esta também é a demonstração prática que «nunca é tarde para aprender», ou nas palavras da autora: «a minha história, da qual apesar de tudo não me envergonho, é uma forma de mostrar ao mundo que sou honesta e consciente dos meus actos, e, dizer a todas as mulheres que lutem da mesma forma que eu, para conseguirem aquilo a que se sentirem com direito, porque a nossa dignidade está acima de tudo».

Para mais informações e contactos:

ADIBER

T. 235 772538

F. 235 778057

José Cabeças - 91 9724740

Miguel Ventura - 91 7326555

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4