
Jun. 2005
24 a 26 de Junho de 2005,
Parque Urbano de Abrantes
Realizou-se, mais uma vez, a Feira Nacional de Doçaria Tradicional de Abrantes. Foi 4ª edição da Feira, no bonito espaço de S. Lourenço - Parque Urbano de Abrantes, nos dias 24, 25 e 26 de Junho de 2005.
À semelhança das anteriores edições o certame contarou com o que de melhor que se faz a nível nacional, continente e ilhas, em termos de doçaria conventual e tradicional. Esta Feira é não só um espaço de compra e venda de doçaria mas também, de compotas, mel e bebidas licorosas contando ainda, com um espaço para as tradicionais tasquinhas e, como não podia deixar de ser, muita animação.
Para esta edição preparamos algumas novidades ligadas à valorização e promoção da doçaria tradicional de Abrantes - palha de Abrantes, tigeladas, broas de noz e mel, entre outros. Este ano realçou-se o doce cuja identidade traduz parte da história de Abrantes, por muitos desconhecida: a Palha de Abrantes. Pretendemos dar a conhecer a história e o processo de fabrico deste magnífico e único doce, às crianças e aos graúdos, através de uma Exposição Ilustrada, inaugurada no espaço da Feira.
Ligado ao tema «Palha de Abrantes» realizou-se a 1ª Oficina de Doçaria de Abrantes, dirigida a todas as Escolas de Ensino Básico, onde as crianças se tornaram verdadeiros doceiros da Palha de Abrantes e tomaram contacto com os vários ingredientes e com o saber-fazer dos nossos doceiros tradicionais. Esta iniciativa, com carácter pedagógico, teve como objectivo dar a conhecer o doce e a sua história, como reflexo da vida e história da cidade de Abrantes.
Como estímulo à produção de doçaria artesanal, desafiámos as donas de casa a apresentarem, doces tradicionais ou receitas próprias, através da realização de um Concurso de Doçaria para não doceiros. Este concurso foi efectuado no certame sob a avaliação de um júri.
Tratou-se de uma iniciativa da TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior em parceria com o Município de Abrantes, levada a cabo no âmbito da sua estratégia de promoção e dinamização da comercialização de produtos locais de qualidade.
Agenda |
| "Advisinar" internacional COREnet sobre infraestruturas e equipamentos partilhados |
2026-02-16, Iniciativa online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]