Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Feira Nacional de Doçaria Tradicional de Abrantes

Jun. 2005

24 a 26 de Junho de 2005,

Parque Urbano de Abrantes

Realizou-se, mais uma vez, a Feira Nacional de Doçaria Tradicional de Abrantes. Foi 4ª edição da Feira, no bonito espaço de S. Lourenço - Parque Urbano de Abrantes, nos dias 24, 25 e 26 de Junho de 2005.

À semelhança das anteriores edições o certame contarou com o que de melhor que se faz a nível nacional, continente e ilhas, em termos de doçaria conventual e tradicional. Esta Feira é não só um espaço de compra e venda de doçaria mas também, de compotas, mel e bebidas licorosas contando ainda, com um espaço para as tradicionais tasquinhas e, como não podia deixar de ser, muita animação.

Para esta edição preparamos algumas novidades ligadas à valorização e promoção da doçaria tradicional de Abrantes - palha de Abrantes, tigeladas, broas de noz e mel, entre outros. Este ano realçou-se o doce cuja identidade traduz parte da história de Abrantes, por muitos desconhecida: a Palha de Abrantes. Pretendemos dar a conhecer a história e o processo de fabrico deste magnífico e único doce, às crianças e aos graúdos, através de uma Exposição Ilustrada, inaugurada no espaço da Feira.

Ligado ao tema «Palha de Abrantes» realizou-se a 1ª Oficina de Doçaria de Abrantes, dirigida a todas as Escolas de Ensino Básico, onde as crianças se tornaram verdadeiros doceiros da Palha de Abrantes e tomaram contacto com os vários ingredientes e com o saber-fazer dos nossos doceiros tradicionais. Esta iniciativa, com carácter pedagógico, teve como objectivo dar a conhecer o doce e a sua história, como reflexo da vida e história da cidade de Abrantes.

Como estímulo à produção de doçaria artesanal, desafiámos as donas de casa a apresentarem, doces tradicionais ou receitas próprias, através da realização de um Concurso de Doçaria para não doceiros. Este concurso foi efectuado no certame sob a avaliação de um júri.

Tratou-se de uma iniciativa da TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior em parceria com o Município de Abrantes, levada a cabo no âmbito da sua estratégia de promoção e dinamização da comercialização de produtos locais de qualidade.

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4