2019-01-17
No passado dia 7 de Janeiro, a Federação Minha Terra, representada pela presidente Maria João Botelho e pela vice-presidente Ana Souto, reuniu com o Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino.
A Secretaria de Estado da Valorização do Interior, criada em outubro de 2018, com sede prevista em Castelo Branco, sucede à Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI), ganhando a preocupação com o Interior uma nova expressão e importância no seio do Governo.
A Federação Minha Terra apresentou ao Secretário de Estado um ponto de situação do trabalho das Associações de Desenvolvimento Local com destaque para a Medida LEADER do PDR2020 e para o SI2E – Sistema de Incentivos ao Empreededorismo e ao Emprego, debaixo da gestão dos Grupos de Acção Local (GAL).
Identificaram-se alguns aspetos a melhorar, em programas futuros, nomeadamente a simplificação no acesso aos apoios, a possibilidade de se apoiarem projetos integrados e a necessidade de existirem apoios à fixação de jovens qualificados.
O despovoamento e o envelhecimento estão na agenda da Secretaria de Estado e exigirão respostas adequadas na programação dos fundos comunitários para o período 2021-2027, relativamente às quais os Grupos de Acção Local pretendem dar um contributo com base na experiência e conhecimento dos territórios.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]