Federação Minha Terra participou na reunião final do projeto SALSA

2020-02-06

A Federação Minha Terra participou na reunião final de apresentação de resultados do projeto SALSA – “Small farms, small food businesses and sustainable food and nutrition security“ que decorreu no dia 28 de janeiro no pólo da Mitra, da Universidade de Évora. Este projeto, financiado pelo programa Horizonte 2020, que reuniu parceiros de diversos países europeus e alguns africanos, permitiu uma melhor compreensão do papel dos pequenos agricultores e das pequenas empresas agro-alimentares de transformação e comercialização de alimentos para a segurança alimentar e nutricional, com base em exemplos em 30 regiões da Europa e África, que foram objecto de estudos de caso.

I13394-PROJETOXSALSA.JPG

No encontro foram sucintamente apresentados os objetivos do projeto e os principais resultados alcançados, com destaque especial para os 2 estudos de caso realizados em Portugal: no Oeste e no Alentejo Central. A tipologia de caraterização dos pequenos agricultores proposta pelo projeto suscitou a atenção e participação ativa das pessoas e organizações presentes.

Foi consensual a necessidade de traduzir os resultados do projeto em propostas de medidas de apoio à pequena agricultura e pequena transformação agro-alimentar a diferentes níveis, um trabalho que a equipa do projeto ainda está a realizar e que divulgará brevemente.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]