Estratégia da Beira Serra 2007-2013

Jun. 2006

ADIBER reúne Parceiros para iniciar discussão sobre as perspectivas da Beira Serra no âmbito da aplicação dos fundos comunitários

No âmbito das competências do Conselho de Parceiros da Beira Serra, dinamizado pela ADIBER, decorreu no dia 28 de Junho, pelas 09h30m, no Auditório da Biblioteca Miguel Torga, em Arganil, o Colóquio «Competitividade e Coesão: Perspectivas para o Desenvolvimento Rural da Beira Serra».

Esta reunião pública teve como objectivo iniciar a discussão em torno da elaboração da estratégia local de desenvolvimento para o período 2007-2013 nos Municípios da Beira Serra - Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua -, apresentando, desde já, uma resposta positiva aos desafios que vêem sendo lançados. Para tal é determinante que sejam estabelecidos mecanismos que promovam o reforço do envolvimento e participação dos agentes locais na definição e gestão das políticas de desenvolvimento rural e regional.

Os princípios associados à implementação do QREN, relacionados com:

- a concentração dos recursos que implica a redução dos programas;

- o aumento da selectividade dos projectos a apoiar, numa aposta na qualidade em detrimento da quantidade;

- a sua viabilidade económica e sustentabilidade financeira, que promova aumento da eficácia e da eficiência dos recursos;

devem ser analisados abertamente pelos parceiros locais, em conjunto, de forma a estruturar-se um verdadeiro Plano de Desenvolvimento Local que no final da sua aplicação tenha exercido um impacto positivo na qualidade de vida das populações.

Esta integração e concertação estabelecida a nível local, permitirá ter uma visão territorial, ganhar escala e dimensão e, consequentemente criar condições para a obtenção de um maior volume de meios financeiros para a Região e articular as intervenções dos diversos fundos estruturais (FEDER, FSE e FEADER), optimizando desta forma a totalidade dos meios disponíveis, num território de oportunidades que possui condições para o aumento da sua competitividade e coesão económica, a par do seu equilíbrio ambiental e do reforço da sua atractividade em termos sociais.

A presença de representantes da CCDR-C, do IDRHa e da Comissão Parlamentar da Agricultura e de Desenvolvimento Rural é demonstrativo do trabalho de acompanhamento, preparação e definição do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural para qual a ADIBER tem contribuído desde 2005 nos fóruns próprios, na perspectiva que a Região da Beira Serra esteja numa posição de charneira relativamente à definição das políticas públicas de desenvolvimento rural.

A acção que temos vindo a desenvolver assenta no princípio de que o Desenvolvimento Rural não se «compra», uma vez que este só é conseguido através da participação, motivação e incentivo de quem vive nos próprios territórios rurais.

Góis, 9 de Junho de 2006

O Presidente da ADIBER,

Dr. José Cabeças


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]