Encontro “Agricultura Familiar e Comercialização de Proximidade”

2014-10-20

Organizado pela ATAHCA, dias 10 e 11 de outubro em Vila Verde, o encontro contou com cerca de 130 participantes de vários pontos do país, entre produtores agrícolas, consumidores, técnicos e outros agentes locais interessados na temática dos circuitos curtos agroalimentares.

Realizada durante a Festa das Colheitas (a maior feira anual agrícola do Alto Cávado), a iniciativa abrangeu várias atividades (colóquio, tertúlia, visitas a explorações agrícolas e mercado de produtos locais), pretendendo promover a troca de experiências e a partilha de boas práticas entre produtores e consumidores, e outros agentes económicos com interesse na temática, assim como incrementar a animação territorial e a promoção e divulgação dos produtos locais.

O colóquio “Boas práticas de agricultura familiar e de comércio de proximidade de produtos locais”, realizado na manhã do primeiro dia, centrou-se no PROVE, iniciado em 2004. Promovendo a aproximação entre os pequenos produtores agrícolas e os consumidores, por forma a quebrar as barreiras impostas pelos vários circuitos de distribuição dominantes, o PROVE  reúne atualmente 16 associações de desenvolvimento local que cooperam entre si para a dinamização desta metodologia de comercialização de proximidade, tendo algumas delas partilhado a sua experiência neste encontro.

A intervenção da ATAHCA centrou-se na experiência de implementação da metodologia PROVE no Alto Cávado, desde 2012, e a intervenção da ADREPES foi sob o tema "O PROVE no contexto da cooperação interterritorial". Moderado pelo Vice-reitor da UTAD, Artur Cristóvão, o colóquio contou também com uma intervenção da Federação Minha Terra sob o lema "Circuitos curtos de comercialização. Que futuro?" e uma intervenção da DGADR sobre "Estratégias para a Criação de Circuitos Curtos de Comercialização".

Ainda no dia 10, decorreram as visitas a explorações agrícolas PROVE em Vila Verde e Barcelos, e ao Núcleo PROVE de Braga e, ao final da tarde, teve lugar a tertúlia entre produtores e consumidores PROVE.

O encontro, abrangendo ainda com um Mercado de Produtos Locais, dia 11, sábado, contou com a presença do Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, na sessão de encerramento, onde estiveram também os presidentes da ATAHCA, José Mota Alves, e do município local, António Vilela.

Veja as imagens do encontro na página de Facebook do PROVE Alto Cávado, aqui.

 


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]