Desenvolvimento Rural no Conselho de Fevereiro de 2005

Fev. 2005

O Conselho "Agricultura e Pesca", em reunião em Bruxelas a 28 de Fevereiro, sob a Presidência de Fernand Boden (Luxemburgo) debruçou-se sobre a questão do apoio ao desenvolvimento rural pelo FEADER, através de um questionário preparado pela Presidência luxemburguesa.

A discussão centrou-se na integração no desenvolvimento rural da estratégia de Lisboa da competitividade, e da flexibilidade facultada aos Estados Membros e a implementação da rede Natura 2000. A Presidência tratará as questões respeitantes às taxas mínimas de financiamento por eixo e dos fundos destinados à reserva LEADER na próxima reunião do Conselho, a 14 de Março.

O Presidente do Conselho recordou que "a reforma do primeiro pilar da PAC melhorou visivelmente a competitividade das explorações agrícolas, a sua adequação ao mercado e o seu espírito empreendedor." Constatou ainda que o Conselho "se exprimiu claramente por uma política forte em matéria de desenvolvimento rural, que dê ela própria uma contribuição concreta para a realização dos objectivos de Lisboa." Mencionou que "o Conselho deu claramente o seu acordo à inclusão do apoio à inovação e ao desenvolvimento entre as medidas a por em prática."

Fernand Boden destacou que a maioria das delegações pretendem avançar com a simplificação dos procedimentos e visam um maior grau de subsidiariedade entre a Comunidade e os Estados Membros. Constatou que persistem preocupações no que respeita aos recursos disponíveis para a implementação das medidas Natura 2000, tal como sobre as zonas a considerar e grupo de beneficiários destas mesmas medidas.

A Presidência e a Comissão vão elaborar em conjunto, no mais curto espaço de tempo, um novo texto de compromisso sobre a proposta relativa ao apoio ao desenvolvimento rural, de modo a fazer avançar o dossier o mais depressa possível.

Extraído do Comunicado do Conselho "Agricultura e Pesca" de 28 de Fevereiro de 2005


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]