DLBC e Projeto CAFE: sessões de informação no Interior do Algarve Central

2026-06-11

A Associação In Loco vai promover um conjunto de sessões de informação no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária e do Projeto CAFÉ, aproximando estas iniciativas das comunidades locais e dos potenciais beneficiários em vários concelhos do Algarve.

O objetivo destas sessões, que começam a 16 de junho e se prolongam até 9 de julho, é divulgar as oportunidades de financiamento disponíveis, esclarecer dúvidas e apoiar agricultores, empresas, associações, autarquias e outros promotores na identificação dos apoios mais adequados para concretizar os seus projetos.

Entre as áreas elegíveis para apoio destacam-se os pequenos investimentos nas explorações agrícolas, iniciativas ligadas à bioeconomia e economia circular, projetos de diversificação da economia em meio rural, comércio e serviços, inovação, cadeias curtas e mercados locais, bem como ações de conservação e valorização do património rural, natural, cultural e gastronómico.

As sessões destinam-se a agricultores, empresas, associações, autarquias, empreendedores e a todos os potenciais promotores interessados em conhecer melhor as oportunidades de financiamento disponíveis.

A participação é gratuita e aberta a todos os interessados. 

Para mais informações, os interessados podem contactar a Associação In Loco através dos endereços de e-mail cafe@in-loco.pt e dlbc@in-loco.pt, ou do telefone 289 840 860.

Consulte o ficheiro em anexo para conhecer as datas e locais de realização das sessões.

Documentos Anexos:

Cartaz


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]