Crédito Agrícola premiou empreendedorismo e inovação

2019-12-03

O Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa recebeu no dia 2 de dezembro a cerimónia de atribuição dos galardões da sexta edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola. Entre os seis vencedores está a ADDLAP, associada da Federação Minha Terra, com o projeto Waste2Value, de valorização de subprodutos da atividade agrícola.

I13362-CA2019.JPG

Pelo sexto ano o Crédito Agrícola lançou o Prémio Empreendedorismo e Inovação com o objetivo de promover a cultura de empreendedorismo e inovação e premiar quem investe em projetos para a agricultura, a agro-indústria e a floresta.

O prémio incluiu cinco categorias (Produção, Transformação e Comercialização; Desenvolvimento Rural e Jovem Empresário Rural; Inovação em Parceria: Grupos Operacionais e Projeto de Elevado Potencial promovido por Associado Crédito Agrícola) e ainda uma distinção BFK Awards - Agência Nacional de Inovação.

Esta edição registou doze projetos finalistas tendo sido vencedores os projetos ChestWine, de uso da flor de castanheiro como conservante natural isento de toxicidade para o vinho, na categoria “Produção, Transformação e Comercialização”, tendo recebido também a distinção “BFK”, Forest Supervisor, um sistema de deteção e previsão de fogos florestais através de sensores de inteligência artificial, na categoria “Desenvolvimento Rural”, cujo galardão foi atribuído pela Arquiteta Maria João Botelho, presidente da Federação Minha Terra, Phytoalgae, de reaproveitamento de resíduos agroindustriais para a produção biológica de microalgas; Waste2Value, de valorização de subprodutos da atividade agrícola através da produção de alimentos compostos para animais, plásticos biodegradáveis e tratamento de efluentes animais, na categoria “Inovação em Parceria: Grupos Operacionais” e Arouca Agrícola, de melhoria das práticas agrícolas no território do município, na categoria “Associado Crédito Agrícola”.

I13362-CA2019X2.JPG

O evento incluiu também a apresentação dos Centros de Competências e uma Mesa Redonda dedicada ao presente e futuro da inovação.

Conheça todos os finalistas e mais informação sobre os vencedores no site do Prémio, disponível aqui.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]