2025-02-14
A Comissão Europeia está a preparar o próximo quadro financeiro plurianual, que vai estabelecer as prioridades de investimento/despesa da União Europeia para o período 2028-2035. Pretendendo construir um orçamento mais simples, mais eficaz e mais direcionado, a Comissão Europeia iniciou um processo de auscultação de todas as partes interessadas, com o lançamento de um conjunto de consultas públicas.
Mantendo os objetivos de apoiar projetos e iniciativas de promoção do desenvolvimento social e económico das regiões europeias, de apoio aos agricultores e às zonas rurais, de proteção do ambiente e combate às alterações climáticas, de promoção da transição digital das nossas sociedades e de apoio à investigação e à inovação, o futuro orçamento deverá incluir:
Na primeira fase de auscultação decorrem as seguintes consultas públicas, abertas até 6 de maio:
Posteriormente, a Comissão irá proceder à constituição de um painel cidadão, que incluirá 150 pessoas, que terão a oportunidade de debater e apresentar propostas concretas para o orçamento comunitário. Os cidadãos terão a possibilidade de contribuir para este debate, através de uma plataforma online que permitirá a troca de ideias e a discussão com os membros do painel.
A Comissão pretende que o processo de definição do novo quadro financeiro plurianual esteja concluído até ao final deste ano e que o mesmo entre em vigor a 1 de janeiro de 2028.
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]