Centro de Informação Europe Direct da Península de Setúbal

Jul. 2005

No passado dia 19 de Julho, na Biblioteca Municipal de Palmela, decorreu o Acto Público de Lançamento do Centro de Informação Europe Direct da Península de Setúbal, promovido pela ADREPES - Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal, em parceria com a DRARO - Direcção Regional da Agricultura do Ribatejo e Oeste, que contou com a participação de representantes de instituições públicas e privadas, promotores e público em geral.

Na sessão de abertura do seminário intervieram o Presidente da Direcção da ADREPES, António Pombinho, o Adjunto da Governadora Civil, Joaquim Monteiro, o Director Regional da Agricultura do Ribatejo e Oeste, António José Rego, o Responsável pela Rede Europe Direct Nacional, Manuel Romano e a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Adília Candeias.

O Presidente da ADREPES reafirmou o interesse desta parceria, referindo a importância de uma abordagem Leader no funcionamento do respectivo Centro, através da cooperação entre públicos e privados, com o objectivo de criar uma rede de informação que favoreça o envolvimento e participação das populações ao nível das políticas comunitárias. Destacou ainda a necessidade de assegurar o futuro do programa Leader+ na Península de Setúbal, de forma a continuar o trabalho na área do desenvolvimento rural.

O Director Regional da Agricultura do Ribatejo e Oeste, António José Rego, declarou estar igualmente satisfeito com a parceira e considera que a ADREPES revela grande dinamismo e capacidade de iniciativa. Acredita que a rede de informação é indispensável na procura de uma plena cidadania e reconhece o grande valor da abordagem Leader para o desenvolvimento dos territórios.

O Adjunto da Governadora Civil reforçou a opinião do Presidente da ADREPES e sublinhou a importância do Centro de Informação Europe Direct para a Península de Setúbal. No mesmo sentido, Adília Candeias, em representação da Presidente da Câmara Municipal de Palmela, congratulou os parceiros por esta iniciativa.

No painel seguinte, Manuel Romano, Director da Rede Europe Direct Nacional fez uma breve apresentação dos Centros de Informação Europe Direct e seus objectivos gerais. Manuel Meireles, Técnico da DRARO - Divisão de Associativismo e da Renovação do Tecido Produtivo, falou sobre os objectivos específicos do Centro de Informação Europe Direct da Península de Setúbal e apresentou o plano de actividades para o presente ano. A coordenadora da ADREPES, Manuela Sampaio, interveio sobre o contributo do Centro de Informação Europe Direct para o desenvolvimento rural da Península de Setúbal. Realçou a necessidade de levar a informação a todo o território, e para tal envolvendo a população local, nomeadamente os mais jovens.

A sessão terminou com a assinatura do protocolo entre o Presidente da ADREPES e o Director Regional da Agricultura do Ribatejo e Oeste, seguido de um Moscatel de Honra na Casa-Mãe - Associação da Rota dos Vinhos - em Palmela.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]