2019-07-03
Os presidentes da ATAHCA, José da Mota Alves, e da Câmara Municipal, Armandina Saleiro, reconhecem a necessidade de alargar a todo o concelho de Barcelos o quarto Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) com início previsto em dezembro, na sessão de encerramento do Programa Operacional, Inclusão Social e Emprego que decorreu a 28 de junho na sede de Junta de Freguesia de Arcozelo.
O Projecto OPEN B (Oportunidades, Parcerias, Empreendedorismo do Núcleo de Barcelos), que deu corpo ao CLDS 3 G, foi coordenado pela ATAHCA – Associação de Desenvolvimento Local do Homem, Cávado e Ave, em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos, a ACIB – Associação Comercial e Industrial de Barcelos, GASC – Grupo de Acção Social Cristã, a Freguesia de Arcozelo e União de Vila Boa e Vila Frescaínha (S. Pedro e S, Martinho).
José Paulo Teixeira, presidente da União de Freguesias de Vila Boa e Vila Frescaínha, foi o primeiro autarca a defender que o programa devia “abrir-se a mais freguesias do concelho, com mais necessidades especialmente entre os idosos. Esperamos que sejam mais quatro anos e mais quatro anos e não sejam apenas os próximos quatro anos”.
Mota Alves, presidente da ATAHCA, exaltou o novo género de parcerias que envolveu “entidades públicas e instituições privadas, com Juntas de Freguesia, escolas e instituições privadas de solidariedade social e económicas”.
A presidente da Câmara Municipal de Barcelos lamentou que o OPEN B não tivesse chegado a todo o território e agradeceu todo o trabalho desenvolvido, comprometendo-se a “tudo fazer para alargar a quarta geração destes CLDS a todo o concelho, mesmo que de modo informal”.
Agenda |
| "Advisinar" internacional COREnet sobre infraestruturas e equipamentos partilhados |
2026-02-16, Iniciativa online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]