Câmara de Barcelos e ATAHCA reconhecem necessidade de alargar o OPEN B

2019-07-03

Os presidentes da ATAHCA, José da Mota Alves, e da Câmara Municipal, Armandina Saleiro, reconhecem a necessidade de alargar a todo o concelho de Barcelos o quarto Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) com início previsto em dezembro, na sessão de encerramento do Programa Operacional, Inclusão Social e Emprego que decorreu a 28 de junho na sede de Junta de Freguesia de Arcozelo.

O Projecto OPEN B (Oportunidades, Parcerias, Empreendedorismo do Núcleo de Barcelos), que deu corpo ao CLDS 3 G, foi coordenado pela ATAHCA – Associação de Desenvolvimento Local do Homem, Cávado e Ave, em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos, a ACIB – Associação Comercial e Industrial de Barcelos, GASC – Grupo de Acção Social Cristã, a Freguesia de Arcozelo e União de Vila Boa e Vila Frescaínha (S. Pedro e S, Martinho).

José Paulo Teixeira, presidente da União de Freguesias de Vila Boa e Vila Frescaínha, foi o primeiro autarca a defender que o programa devia “abrir-se a mais freguesias do concelho, com mais necessidades especialmente entre os idosos. Esperamos que sejam mais quatro anos e mais quatro anos e não sejam apenas os próximos quatro anos”.

Mota Alves, presidente da ATAHCA, exaltou o novo género de parcerias que envolveu “entidades públicas e instituições privadas, com Juntas de Freguesia, escolas e instituições privadas de solidariedade social e económicas”.

A presidente da Câmara Municipal de Barcelos lamentou que o OPEN B não tivesse chegado a todo o território e agradeceu todo o trabalho desenvolvido, comprometendo-se a “tudo fazer para alargar a quarta geração destes CLDS a todo o concelho, mesmo que de modo informal”.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]