2026-02-10
Decorreu no dia 9 de fevereiro, na sua sede na Lousã a Assembleia Geral da Dueceira. Nesta, entre outros assuntos, foi efetuada a apresentação do Plano de Atividades e Orçamento para 2026, o qual foi aprovado por unanimidade. Trata-se de um plano de continuidade no que se refere à implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local DUECEIRA2030 com manutenção dos principais pilares de atuação da Associação no âmbito:
Contudo, o plano apresenta também novos aspetos no que concerne ao posicionamento da Dueceira relativamente à articulação das parcerias locais e apresentação de novas linhas de trabalho ao abrigo do Turismo de Portugal e do Centro2030.
Na reunião foram também aprovadas, por unanimidade: uma revisão estatutária de alteração dos mandatos dos órgãos sociais de 2 para 4 anos e a integração dos 2 novos Associados Junta de Freguesia de Vilarinho e Junta de Freguesia da Lousã (derivado da desintegração da anterior União de Freguesias) elevando para 67 o quadro associativo.
Uma segunda Assembleia Geral de natureza extraordinária – proporcionou ao sufrágio dos novos corpos associativos para o quadriénio 2026/2029 tendo, por unanimidade, sida eleita a lista única a concurso, com a seguinte composição:
ORGÃOS SOCIAIS 2026/2029
ASSEMBLEIA GERAL
CONSELHO FISCAL
DIRECÇÃO
Os eleitos foram desde logo empossados nas suas funções.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]