Áreas de intervenção e entrada em vigor do novo quadro comunitário preocupam Federação Minha Terra e associações de desenvolvimento local

2014-10-23

A entrada em vigor do novo quadro de Fundos Europeus Estruturais de Investimento (FEEI) e os domínios de intervenção do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) são as principais das preocupações que emergiram da reunião da Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local com coordenadores e diretores de Grupos de Ação Local (GAL) seus associados, que se realizou dia 9 de outubro, em Lisboa.

Apesar das informações de que o novo quadro - Portugal 2020 - começará a aceitar candidaturas ainda este ano, as associações de desenvolvimento local receiam que os concursos para projetos a apoiar através do DLBC, fundamentais para a dinamização das economias locais, em especial nas zonas rurais, não tenham início com a mesma brevidade, sofrendo atrasos com implicações para os novos projetos. Atualmente, com os concursos fechados, estão encerradas as candidaturas a novos projetos para microempresas e serviços de proximidade.

Outro motivo de preocupação entre as associações de desenvolvimento local é a ausência de referências nos documentos de programação à inclusão de áreas de trabalho e investimento importantes, como o património local, o associativismo e o turismo rural, no domínio de atuação dos GAL através do DLBC. Uma eventual ausência que gera preocupação, por serem áreas fundamentais para o desenvolvimento integrado e a dinamização socioeconómica dos territórios rurais, pela forma como se articulam com a agricultura e outras áreas produtivas.

A reunião de coordenadores e diretores de associações de desenvolvimento local, de dia 9 de outubro, reuniu a presença de representantes de 48 GAL, entidades gestoras da Abordagem LEADER nos atuais programas de desenvolvimento rural.


A Federação Minha Terra é uma entidade privada de interesse público sem fins lucrativos, que agrega e representa 53 associações de desenvolvimento local, de todo o país, e dinamiza uma plataforma de cooperação alargada, no domínio das intervenções promotoras de um desenvolvimento integrado, conducente à melhoria de qualidade de vida no espaço rural português.

 

Lisboa, 17 de outubro de 2014


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]