Apresentada marca Natural.PT

2014-08-01

A associação Vicentina, a convite da Minha Terra, participou na sessão de apresentação da estratégia e da marca natural.pt, que decorreu em Sintra, dia 25 de julho, onde apresentou a Bienal de Turismo de Natureza Algarve, organizada, em parceria com as associações In Loco e Terras do Baixo Guadiana, dias 26, 27 e 28 de setembro.

I11969-400.JPG

A sessão de apresentação da estratégia para a gestão das áreas protegidas (incluindo Rede Nacional de áreas Protegidas e Rede Natura 2000), através da criação de uma marca nacional – Natural.PT – que promova a valorização sustentada dos recursos, produtos e serviços locais e a afirmação destes territórios como destinos de excelência, aliada aos princípios de conservação da natureza, foi presidida pelo Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva.

A criação da marca Natural.PT – Património Vivo é o resultado de um trabalho de proximidade entre diferentes equipas de trabalho e grupos de acompanhamento, envolvendo os atores locais, e uma aposta uma aposta nacional na biodiversidade, na economia, no desenvolvimento rural, no património e no reforço e promoção da identidade de Portugal.

A marca Natural.PT está, assim, associada a um conjunto de tipologias de serviços e produtos que a corporizam e a tornam comercializável. Podem aderir à Natural. PT todas as entidades que desenvolvam a sua atividade relacionada com um conjunto de tipologias identificadas, que estejam localizadas no território de influência de uma Área Classificada, e que se comprometam com os valores da Natural.PT.

A marca Natural.PT é propriedade do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, IP e o processo de formalização da adesão é efetuado através do Sistema Integrado de Gestão da Adesão (SIGA) disponível no portal Natural.PT.

Saiba mais no site Natural.pt, através do qual todos os agentes podem apresentar candidaturas para aderir à marca e fazer parte da rede Natural.pt


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]