Apresenta-se a Estratégia Nacional e Plano de Ação de Combate ao Desperdício Alimentar

2017-11-10

O combate ao desperdício alimentar é um dever partilhado pelo produtor e pelo consumidor, segundo a Estratégia Nacional e Plano de Ação de Combate ao Desperdício Alimentar, apresentada a 8 de novembro pelo Diretor-Geral do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP).

Prevenir, Reduzir e Monitorizar são os três objetivos estratégicos, que deram origem a nove objetivos operacionais, consubstanciados no Plano de Ação que contempla 14 medidas variadas de combate ao desperdício alimentar a executar por um leque, também ele, alargado e multi-setorial de parceiros governativos e não só. A abrangência e a multidisciplinaridade deste plano, que associa os setores da Segurança Alimentar, da Alimentação e Veterinária, da Defesa do Consumidor, dos Estabelecimentos Escolares e da Administração Escolar, da Informação Estatística, do Planeamento, da Competitividade e Inovação, do Ambiente, duas associações autárquicas e uma associação de solidariedade social da área do voluntariado sob a coordenação do GPP, caracterizaram, desde o início, a composição e a reflexão desta Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA), que vai, no futuro, monitorizar e avaliar a implementação de todas as medidas do plano. 

O Plano de Ação de Combate ao Desperdício Alimentar quer, a nível nacional, travar comportamentos e práticas insustentáveis que levam ao desperdício e à perda, ao longo de toda a cadeia de aprovisionamento, de cerca de um milhão de toneladas, representando cerca de 17% da produção anual de alimentos em Portugal, e correspondendo a cerca de 96,8 kg per capita, segundo a estimativa que consta do Projeto de Estudo e Reflexão sobre o Desperdício Alimentar (2012).

Saiba mais em https://www.cncda.gov.pt/index.php/.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]