"Pensar Global, Agir Local... à mesa", Alimentação Equilibrada e Sustentável no Douro, Tâmega e Sousa

2024-02-12

A Sessão de Apresentação do projeto “Pensar Global, Agir Local… à mesa” realizou-se no dia 7 de fevereiro, no Auditório da Cooperativa Agrícola de Felgueiras. Integrado no Plano Nacional de Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), o projeto, financiado pelo PDR2020, é desenvolvido em parceria pela DOLMEN, a ADER-SOUSA, a ADRIMAG, a PROBASTO e a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), e vai ser implementado no território correspondente à NUT III Tâmega e Sousa.

Gabriel Carvalho, presidente do Conselho de Administração da DOLMEN, considera fundamental o envolvimento de todos os atores do território, para conhecer o que está a ser feito nos concelhos, nivelar todos os municípios abrangidos e perspetivar o futuro na área da alimentação equilibrada e sustentável.

O projeto tem como temas principais, a Alimentação Sustentável, a Dieta Mediterrânica e o Combate Desperdício Alimentar, e pretende contribuir para a adoção de hábitos alimentares mais sustentáveis, com impacto na saúde, na economia local e na preservação do meio ambiente.

I14560-PENSARXLOCAL3.JPG

Luís Soares, coordenador da DOLMEN, destacou os objetivos específicos do projeto:

- Contribuir para um maior autoconhecimento e/ou reconhecimento dos produtos locais, promovendo a sua valorização;

- Incentivar o consumo de produtos locais, de época e tradicionais;

- Promover a adoção de uma alimentação sustentável;

- Sensibilizar para a importância do consumo de frutas e legumes;

- Contribuir para a uniformização e harmonização da comunicação da estratégia de promoção de uma alimentação sustentável no Tâmega e Sousa;

- Promover a economia e o desenvolvimento socioeconómico do Tâmega e Sousa.

A sessão de apresentação do projeto terminou com a realização de uma Mesa Redonda, subordinada ao tema “Conectando Sabores e Saúde: a alimentação saudável com produtos locais”, moderada pela nutricionista Ângela Ferreira, debateram-se potenciais métodos e caminhos a seguir no que diz respeito à promoção de uma alimentação saudável e sustentável, com base nos produtos locais. 

O público-alvo são os alunos do 1.º Ciclo, de forma a promover desde cedo hábitos de alimentação saudáveis e sustentáveis, tendo por base produtos locais. Pretende-se também, que estes hábitos possam ser transmitidos para o ambiente familiar, aumentando assim o alcance dos resultados do projeto.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]