"Agricultura Familiar no Alto Minho"

2015-01-12

O seminário, organizado pela ADRIMINHO, em Vila Nova de Cerveira, contou na sessão de abertura com a presença do Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira de Brito, que destacou a agricultura familiar como uma atividade económica com potencial de desenvolver o país.

I12110-DSC02004B.JPG

No encontro, realizado a 9 de dezembro, em parceria com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Município de Vila Nova de Cerveira para assinalar o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) 2014, Nuno Vieira de Brito garantiu que um dos grandes objetivos do Governo é “o rejuvenescimento do sector agrícola”, através da disponibilização de um forte investimento a curto-prazo e da captação de mais jovens para a agricultura que, assegurou, “aparecem de todas as áreas profissionais com uma vontade firme e com muita inovação, contribuindo para uma nova agricultura, mais competitiva, mais dinâmica e muito mais diversificada”.

Sublinhando a importância da agricultura para o crescimento de novas oportunidades no Alto-Minho, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, destacou uma nova mentalidade dos agricultores e jovens agricultores, e o dirigente da ADRIMINHO, Manoel Batista Pombal, defendeu a importância da abertura dos mercados do sector agrícola à economia. “A agricultura familiar representa um contributo fundamental para a economia do território, “mas não pode ser encarado como um regresso ao passado, a uma agricultura de subsistência. Tem de ser uma agricultura com inovação”, afirmou.

A presidente da Escola Superior Agrária do IPVC, Ana Paula Vale, referiu que a região dispõe de características muito próprias a nível agrícola, alertando para a necessidade da preservação dos recursos endógenos e para a valorização e certificação dos produtos, competindo com uma produção de qualidade e uma política de incentivo à fixação dos jovens com a criação de empresas.

I12110-DSC02006.JPG

O seminário, contando com a presença de cerca de 50 agricultores e técnicos, decorreu ao longo de todo o dia com inúmeras comunicações e apresentações distribuídas por três painéis: Conferência Slow Food, Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 e Agricultura Familiar: Uma Visão de Futuro. Este último painel contou com a presença de Vítor Barros, antigo Secretário de Estado do Desenvolvimento, que evidenciou a importância da Agricultura Familiar nos territórios rurais, na sua dinâmica económica e social, mas também como essencial na manutenção da paisagem e dos ecossistemas rurais.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]