Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Agenda 2030 – ODS

"Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável", constituída por 17 objetivos, desdobrados em 169 metas,  foi aprovada pelos líderes mundiais, a 25 de setembro de 2015, numa cimeira na sede da ONU, em Nova Iorque (EUA).

Trata-se de uma agenda alargada e ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (social, económico, ambiental) e que promove a paz, a justiça e instituições eficazes.

Conseguir que esta visão se torne em realidade é essencialmente da responsabilidade dos governos dos países, mas irá exigir também novas parcerias e solidariedade internacional. Todos têm um papel a desempenhar.

 

 

Portugal apresenta o Relatório nacional sobre a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas, onde autoridades de todo o mundo e representantes da sociedade civil e do setor privado se reúnem, em Nova Iorque entre 17 e 19 de julho.

 

Em direção ao Desenvolvimento Sustentável – Que ninguém fique para trás!

I12962-IMAGEM.JPG

Um conjunto de plataformas e redes nacionais*, entre elas a Federação Minha Terra, em representação de diferentes tipos de organizações e de setores da sociedade civil portuguesa, avançou, em 2016, com a realização de uma consulta pública à sociedade civil portuguesa sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Em Direção ao Desenvolvimento Sustentável - Agir para não deixar ninguém para trás!

I12953-BANNER.JPG

O Seminário de apresentação pública das recomendações para implementação dos ODS em Portugal resutantes do processo de Consulta à Sociedade Civil que decorreu em 2016, acontece a 19 de abril no Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República (Auditório António de Almeida Santos), Lisboa, a partir das 9h30.

 

Inquérito | Consulta Pública sobre a Implementação dos ODS

I12733-IMAGEM1XINQUERITO.JPG

Integrado na Consulta Pública sobre a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de plataformas e coletivos de organizações da Sociedade Civil convida todas as organizações e pessoas a participar nesta iniciativa através do Inquérito online, disponível até dia 15 de julho. 

 

ODS: O que são e como podemos contribuir para a sua implementação?

I12662-BANNER.JPG

O primeiro workshop decorre a 2 de maio em Lisboa, seguindo-se Évora a 6 de maio, Covilhã a 11 de maio, Braga a 19 de maio, Porto a 20 de maio, Coimbra a 25 de maio, Ponta Delgada a 2 de junho, Faro a 15 de junho e Funchal a 18 de junho. 

 

UNRIC publica Guia sobre Desenvolvimento Sustentável

I12633-IMAGEM2.JPG

"Guia sobre Desenvolvimento Sustentável – 17 Objetivos para transformar o nosso mundo" é a publicação que o Centro de Informação Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental, UNRIC, produziu recentemente, em língua portuguesa, sobre a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

 

Agenda 2030: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Minha Terra apresenta ODS12 - Produção e Consumo Sustentáveis

I12600-17ODS.JPG

O Seminário "ODS: Consulta Púbica e Aliança para os ODS", que decorreu no passado dia 20 de janeiro no grande auditório da Culturgest, em Lisboa, teve como objetivo a apresentação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o lançamento da Consulta Pública sobre a Implementação dos ODS em Portugal a realizar por diversas redes de organizações da Sociedade Civil.

 

Terá lugar no próximo dia 20 de janeiro, na Culturgest, em Lisboa, o seminário de apresentação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e lançamentos das iniciativas "Consulta Pública sobre a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" e "Aliança para os ODS".

 

Agenda de Desenvolvimento Pós-2015

Contributos da sociedade civil portuguesa

I11956-LOGO.JPG

Quais os aspetos que podem facilitar a implementação da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015? Quais os obstáculos e desafios? Que instrumentos podem e devem estar ao serviço da sua implementação? Quem deve promover e monitorizar a Agenda? Quatro perguntas em busca de propostas no processo de consulta pública sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, que decorreu em Portugal nos meses de maio e junho.

 

Agenda de Desenvolvimento Pós-2015

Decorridos os quatro workshops em Lisboa, Porto, Évora e Coimbra, realiza-se dia 7 de julho, na capital, o evento final da consulta pública em Portugal sobre a implementação local da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 das Nações Unidas, que irá substituir os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

 

Está em curso até final de junho um processo de consulta pública em Portugal sobre a implementação local da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 das Nações Unidas, que irá substituir os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

 

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4