Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Ciclo de 17 debates “Desafio 2030 – Uma Agenda para o Desenvolvimento Sustentável”

2018-11-09

À imagem dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) a alcançar durante os próximos anos, instituídos pela resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, de 1 de janeiro de 2016, o INATEL encontra-se a organizar um Ciclo de 17 debates, que começou em março de 2017.

I13233-NL01.JPG
Fotos: Beatriz Lorena/Fundação INATEL     

Apesar da dimensão global dos ODS, a organização pretende ajustar a discussão de cada tema às especificidades e dinâmicas locais e regionais que constituem a realidade do país.

O sétimo momento deste ciclo foi dedicado ao 13º objetivo que visa a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos, e ocorreu, na tarde de 24 de outubro, em Mértola, no Cineteatro Marques Duque.

Após o visionamento do documentário da Comissão Europeia “Causas e Consequências das Alterações Climáticas”, houve um debate sob o tema “O Fenómeno das Alterações Climáticas e a Crise Global”. Entre um leque variado de oradores – do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, da Liga para a Proteção da Natureza, do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo e do Campo Arqueológico de Mértola – moderado por José Manuel Alho, do INATEL, que declinou reflexões e dados sobre a acção climática, a presidente da Minha Terra, Maria João Botelho, falou do papel do desenvolvimento rural nas alterações climáticas.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4