Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Mesa Redonda: O Papel da UE na Concretização de um Desenvolvimento Sustentável

2019-04-01

O Fórum da Sociedade Civil para os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), integrado por várias redes e plataformas nacionais que representam organizações da sociedade civil (OSC) nacionais, entre as quais a Minha Terra, vai realizar o evento “Mesa Redonda: O Papel da UE na Concretização de um Desenvolvimento Sustentável”, no próximo dia 10 de abril, na Fundação Cidade de Lisboa.

I13280-FORMATOXSITE.JPG

A Mesa Redonda contará com intervenções de membros das listas candidatas às eleições europeias de maio de 2019, em representação de diferentes partidos nacionais, e terá um espaço dedicado para perguntas e debate com os participantes.

Perante a ascensão preocupante de extremismos, populismos e clima de intolerância em vários Estados-Membros da União Europeia, acompanhado da restrição progressiva do espaço da sociedade civil em vários países, um pouco por toda a Europa, e da pressão notória sobre os direitos humanos e as liberdades fundamentais no mundo, que colocam em causa conquistas que demoraram décadas a ser conseguidas, o Fórum da Sociedade Civil para os ODS decidiu criar um espaço de reflexão e debate.

As eleições europeias constituem uma oportunidade para reforçar o processo democrático, mobilizando os cidadãos e cidadãs em torno de uma visão partilhada do que pretendem para as suas vidas e para o futuro de Portugal e da Europa. Aliás, este evento realiza-se no âmbito do projeto Europa no Mundo – Make Europe Sustainable for All, que conta com o apoio da União Europeia.

O Fórum da Sociedade Civil para os ODS é um espaço de reflexão crítica sobre a Agenda 2030 e um instrumento de divulgação de atividades relacionadas com os ODS, de promoção de parcerias e de interligação com outras entidades, públicas, privadas, não-governamentais e da Academia, sendo, atualmente, composto pelas seguintes organizações:

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição obrigatória através deste link. Saiba mais em anexo sobre a génese do Fórum ODS e sobre Agenda 2030.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4