Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Em direção ao Desenvolvimento Sustentável – Que ninguém fique para trás!

2017-04-20

I12962-IMAGEM.JPG

Um conjunto de plataformas e redes nacionais*, entre elas a Federação Minha Terra, em representação de diferentes tipos de organizações e de setores da sociedade civil portuguesa, avançou, em 2016, com a realização de uma consulta pública à sociedade civil portuguesa sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Numa segunda fase, conscientes das responsabilidades que as organizações da sociedade civil vão ter em defesa da concretização da Agenda 2030 e dos ODS, e decididas a contribuir e influenciar o processo de planeamento e implementação da Agenda 2030 em Portugal, aproximaram-se da esfera dos decisores políticos.

No dia 19 de abril, no Auditório António de Almeida Santos da Assembleia da República, organizaram, já com o relatório “Em direção ao desenvolvimento sustentável – agir para não deixar ninguém para trás!” que reúne os principais resultados do processo de consulta, um seminário de apresentação pública das recomendações para implementação dos ODS em Portugal.

I12962-DSCX0444.JPG

Atendendo à importância da Agenda do Desenvolvimento, apontou-se a necessidade de ser disseminada de forma simples, junto de todas e todos, de lhe ser atribuída força vinculativa e de ser monitorizada de forma participada e regular. Destacou-se a relevância da criação de um Plano Nacional de Implementação dos ODS multissectorial e multistakeholders, construído e implementado de forma participada.

Uma das propostas concretas apresentadas à Assembleia da República foi a criação de uma Comissão Parlamentar para os ODS, com o intuito de desenvolver uma ação permanente sobre a sua implementação e evolução, assegurando a coerência com outras políticas e compromissos, e contando com o envolvimento ativo da sociedade civil.

*Comissão Organizadora: Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local; CPF – Centro Português de Fundações; CGTP-IN – Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses, Intersindical Nacional; CNJ – Conselho Nacional de Juventude; CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, CCRL; Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local; PpDM – Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres; PPONGD - Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento.

I12962-IMAGEM2.JPG

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4