Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Empoderamento das raparigas e das mulheres rurais

2018-03-13

“Desafios e oportunidades para alcançar a igualdade de género e o empoderamento das raparigas e mulheres rurais” é o tema prioritário da 62ª Sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto das Mulheres (Commission on the Status of Women, CSW), a decorrer, em Nova Iorque, de 12 a 23 de março.

I13159-SEMXNOMEXBANNER.JPG

Segundo o recente Relatório do Secretário Geral da ONU (2017) sobre os Desafios e Oportunidades para alcançar a igualdade de género e o empoderamento das raparigas e mulheres rurais: “As persistentes desigualdades de género nas áreas rurais comprometem a subsistência, o bem-estar e a resiliência das raparigas e das mulheres rurais. A ação coletiva deve focar-se na garantia e realização dos direitos das mulheres rurais a um padrão de vida digna adequada, a uma vida livre de todas as formas de violência, à segurança alimentar, educação e saúde. Deve apostar-se num maior comprometimento a fim de garantir que nenhuma rapariga e mulher rural é deixada para trás.”

I13159-SEMXNOME.JPG

A delegação da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, presente nesta 62ª sessão da CSW, propôs-se organizar pela primeira vez em 61 anos, dia 16 de março, no Armenian Cultural Centre, um evento paralelo entre ativistas e pessoas envolvida na tomada de decisão na CPLP, intitulado “Mulheres rurais na CPLP: desafios e oportunidades”.

Na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), as mulheres rurais constituem a maioria da população, enfrentando múltiplas discriminações em todos os setores da vida. Neste contexto, e considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1, 2, 5, 8, 10, 11, 12, e o facto bem conhecido das mulheres rurais desconhecerem muitas vezes os seus direitos humanos, este evento paralelo tem por objetivos contribuir para:

- a implementação do Plano de Ação para a Igualdade de Género e Empoderamento das Mulheres da CPLP (2017-2020);

- a criação de uma rede de organizações de mulheres e outras partes interessadas nos países da CPLP.

Nesta ocasião, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres vai também lançar, como contributo para a visibilidade dos compromissos assumidos pela CPLP quanto ao empoderamento das mulheres e à promoção dos direitos humanos das mulheres, a brochura "O empoderamento das mulheres na CPLP”.

Mais informação sobre a 62CSW aqui.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4