XIII MANIFesta sob o lema “Construir Comunidades Justas e Sustentáveis”, arranca com ciclo de webinares

2020-05-13

A XIII edição da MANIFesta – Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local marcada inicialmente para outubro de 2020, na Covilhã, só deverá acontecer na Primavera do próximo ano. Entretanto, está em curso um processo que se pretende participado, no âmbito do qual serão promovidos vários debates online sobre temas fulcrais para a construção de comunidades justas e sustentáveis, que serão abordados na perspetiva das quatro dimensões de trabalho/reflexão da MANIFesta – Território, Igualdade, Ecologia e Democracia.

I13427-MANIFESTAXLOGO.JPG

Pretende-se identificar e discutir políticas de desenvolvimento territorial, de base local, que contribuam para atenuar assimetrias e contrastes entre os territórios, sobretudo associadas à dicotomia rural-urbano, mas que também promovam a igualdade entre homens e mulheres, o combate à pobreza, à violência e à exclusão, o uso adequado dos recursos e também a qualidade da democracia, através da participação dos cidadãos, da transparência e do escrutínio.

O primeiro webinar decorre já no próximo dia 20 de maio pelas 10:00, dedicado aos “Sistemas Alimentares Locais”, com a partilha de várias experiências e debates em grupos de trabalho, também online. As inscrições já se encontram abertas - link.

A XIII edição da MANIFesta é promovida pela ANIMAR, apoiada por uma Comissão Organizadora que, para além das 3 entidades da Beira Interior, que em consórcio decidiram acolher o encontro final, na Covilhã - CooLabora, Ecogerminar e ADM Estrela - envolve entidades e redes da sociedade civil de âmbitos diversos:

  • APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e a Educação Permanente
  • APPDI - Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão
  • ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável
  • EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza
  • Minha Terra - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local
  • Rede para o Decrescimento
  • PpDM – Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres
  • Fórum Cidadania & Território


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]