XI Feira Nacional da Pêra Rocha

Ago. 2004

Mostra de Artesanato, Doçaria e Gastronomia Regional

Mata Municipal do Bombarral, de 11 a 15 de Agosto

A Feira Nacional da Pêra Rocha começou a ser organizada em 1993, na majestosa mata Municipal do Bombarral, fruto de uma proposta da Associação de Agricultores do Oeste, junto da Câmara Municipal do Bombarral.

Até 1996, foi organizada por uma comissão organizadora, constituída pela Câmara Municipal do Bombarral, Associação de Agricultores do Oeste, Cooperativa Agrícola do Bombarral, Associação Nacional da Pêra Rocha, Associação da Sociedade de Agricultura de Grupo e Associação Interprofissional para a Criação de Marcas Colectivas.

A partir desta data, devido a algum desinteresse por parte desta comissão, a Associação de Agricultores do Oeste assumiu sozinha a organização deste certame, realizando um protocolo com a Câmara Municipal do Bombarral, onde esta se comprometeu em fornecer apoio logístico e financeiro.

Passou a chamar-se « Feira Nacional da Pêra Rocha- Mostra de Artesanato Doçaria e Gastronomia Regional», uma vez que foram introduzidas inovações ao nível do artesanato doçaria e gastronomia regional.

Actualmente é o principal laço promocional que liga a Pêra Rocha, ao seu solar natural, o concelho do Bombarral, onde existem os seus primeiros pomares, com mais de 50 anos.

Este certame, promove a rainha da fruticultura Portuguesa « A Pêra Rocha », mas também os produtos agrícolas frescos em geral através do « Mercado da Produção « onde se vendem diariamente umas dezenas de toneladas de: (batatas, brássicas, meloa, melão, pêssegos, ameixas, tomates, peras?.)

Actualmente, esta feira, é uma das melhores Mostras de Artesanato Doçaria e Gastronomia Regional, organizadas no espaço geográfico que constitui a « Comunidade Urbana do Oeste «.

Em 2004, realizou-se na Mata Municipal do Bombarral, de 11 a 15 de Agosto a XI Feira Nacional da Pêra Rocha - Mostra de Artesanato Doçaria e Gastronomia Regional, com um programa onde a Pêra Rocha foi o motivo principal, mas a doçaria à base de Pêra Rocha e de outras frutas e hortícolas regionais, foramas rainhas, de braço dado com o artesanato regional, num casamento quase perfeito com a musica tradicional portuguesa. Numa organização da Associação de Agricultores do Oeste com o apoio da LEADEROESTE.

Neste certame, para além da Pêra Rocha em fresco e artesanato regional, poderam visitar-se as tasquinhas e apreciar a sua culinária rural, e uma variedade de doces e licores de fabrico artesanal, baseados na riqueza organolética e natural da: Pêra Rocha, maçãs pêssegos, laranjas, alperces, ameixas, uvas, cenouras, meloas, abóboras, tomates?.

Como inovação apresentou-se uma «Merenda de Inauguração», com uma ementa rural, integrando uma exposição de artesanato regional, conservas hortícolas e prova de doces e licores de frutas produzidos de forma artesanal a partir de produtos hortofrutícolas frescos produzidos no Oeste e manteve-se no último dia um «Churrasco à Lavrador», regado com o excelente vinho do lavrado, produzido no Oeste, ambos abertos às entidades oficiais e público em geral.

Pêra Rocha do Oeste

A Pera Rocha é um fruto tradicional de Portugal, com o Oeste a deter mais de 95% da produção mundial.

Foi descoberta há mais de 150 anos, em Sintra. Embora se conheçam pomares deste delicioso fruto com cerca de 100 anos, no concelho do Bombarral.

É uma pêra de cor amarela ou esverdeada, depende da sua maturação, sabor agradável, polpa branca, firme, açucarada, sumarenta e com excelente poder de conservação.

È produzida segundo as normas das Boas Práticas Agrícolas, obedecendo aos métodos e técnicas culturais da Protecção Integrada, que funciona como garante de Higiene e Segurança Alimentar, para os consumidores deste delicioso fruto.

Possui grande longevidade, em boas condições de consumo, podendo os consumidores

guardá-la em sua casa durante 8 ou 10 dias, apòs a sua aquisição nos postos de venda.

Nunca sofreu melhoramentos genéticos, é rústica, mantém a sua originalidade, para alem do seu grande valor nutritivo através do consumo em fresco, detém extraordinárias potencialidades para o seu uso na produção de doces e licores de produção artesanal

Ex: Bolo de Pêra Rocha, .Tarte de Pêra Rocha, Delicias de Pêra Rocha, Gelados de Pêra Rocha? Licores de Pêra Rocha,?Peras Bêbedas, Peras em Calda Açucarada, Peras em Vinho do Porto, Filhós de Pêra Rocha.

Documentos Anexos:

Programa da Feira


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]