VI Colóquio Ibérico de Estudos Rurais

Dez. 2005

"O papel das regiões nas economias rurais"

23 e 24 de Fevereiro de 2006, La Rábida, Huelva, Espanha

A Associação Espanhola de Economia Agrária (AEEA) e a Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais (SPER) promovem o VI Colóquio Ibérico de Estudos Rurais como fórum de reflexão sobre novas políticas para as economias rurais, do ponto de vista das regiões. O evento conta com o apoio e patrocínio da Consejería de Agricultura e Pesca, através da Direcção Geral de Desenvolvimento Rural, e do Ministério de Agricultura, Pesca e Alimentação. Outras entidades como a Universidade Internacional da Andaluzia, a Diputación de Huelva e a Universidade de Huelva, foram convidadas para participar.

O desenvolvimento do meio rural é uma questão que interessa à política regional europeia nos próximos anos, nomeadamente a sua aplicação prática nas regiões da Península Ibérica.

O VI Colóquio irá aprofundar as distintas funções que os territórios desempenham, por um lado, as funções não comerciais e, pelo outro as que aportam concorrência económica.

Aos temas tratados já aprofundadamente na literatura sobre desenvolvimento rural (definição do rural, contínuo rural - urbano, ordenação territorial, ...) acrescem outros mais recentes próprios do desenvolvimento regional (deslocalização, mudança tecnológica, análise de distritos industriais,...) que nos informam acerca destas pressões que confluem nos espaços rurais.

Neste contexto, as regiões definem estratégias de desenvolvimento regional diferenciadas para valorizar os recursos endógenos, fomentar a participação da população e identificar objectivos partilhados com outros territórios para trabalhar em rede.

A data limite de inscrição a preço reduzido é 15 de Janeiro de 2006 e as inscrições podem fazer através do formulário on-line.

Para mais informações consultar a página oficial do colóquio.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]