Terras de Sicó elege novos órgãos sociais e celebra protocolo com a Universidade de Coimbra

2020-07-01

A reunião da Assembleia Geral da Terras de Sicó, realizada ontem, 30 de junho, elegeu os novos órgãos sociais da associação para 2020-2022 e serviu para celebração de um protocolo com a Universidade de Coimbra para criação de um observatório e apoio técnico no âmbito da implementação do projeto “RAC – REDE DE ALDEIAS DO CALCÁRIO” e ainda para reafirmação da vontade de avançar com os esforços de classificação do Maciço de Sicó como paisagem protegida de âmbito regional.

Relativamente aos novos órgãos sociais, a mesa da Assembleia Geral passa a ser presidida pelo Município de Penela, com a ADIPOLM como 1.º secretário e a autarquia de Alvaiázere como 2.º secretário. O cargo de presidente da Direção passa a ser ocupado pelo Município de Soure, o de vice-presidente pelo Município de Pombal e o de secretário pelo Município de Alvaiázere. O Município de Ansião ficará encarregue da tesouraria e o Município de Condeixa-a-Nova será vogal. Já o Conselho Fiscal será presidido pela POMBALPROF, com a ADIPOLM com o cargo de secretário e a SICÓ FORMAÇÃO como relator.

Na reunião foi também celebrado um protocolo com a Universidade de Coimbra, através da Faculdade de Ciências e Tecnologia, visando a prestação de de apoio técnico e na criação de um observatório, no âmbito do projeto  “RAC – REDE DE ALDEIAS DO CALCÁRIO”.

Foi ainda reafirmada a vontade dos seis Municípios de consolidar e validar a proposta de classificação de paisagem protegida de âmbito regional para o Maciço de Sicó, cujos próximos passos incluirão uma consulta pública e a realização de sessões de apresentação da proposta à população e entidades, para recolha de contributos.

De acordo com a Terras de Sicó foi ainda aprovada nesta sessão a instrução de uma candidatura de classificação da “arte de construção de muros de pedra seca” a património cultural imaterial da humanidade pela UNESCO.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]