Terras de Sicó aprova plano de atividades e orçamento para 2021

2020-11-26

A Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento, em sessão ordinária da sua Assembleia Geral, realizada em Soure, aprovou o Plano de Atividades e Orçamento para 2021, no valor de 1,3 milhões de euros. Os objetivos estratégicos para o próximo ano são cumprir as metas dos projetos em curso, alargar a atividade a novas abordagens territoriais e antecipar o novo período de programação.

Em 2021 a ADL dará continuidade à coordenação e gestão do GAL TERRAS DE SICÓ, continuando a apoiar projetos na área agrícola, na promoção do alojamento turístico e na preservação e valorização do património. Será também dada continuidade ao apoio à expansão de micro e pequenas empresas e à criação de emprego.

A Terras de Sicó apostará na criação e dinamização de uma Rede de Mercados de Sicó, começando pela construção dos Mercados de Sicó de Almoster, no concelho de Alvaiázere, e Rabaçal, em Penela, com o objetivo de promover a produção e consumo de produtos locais e o estreitamento das relações entre produtores e consumidores. Continuará a haver uma aposta na valorização dos produtos endógenos com a prestação de apoio técnico ao Queijo Rabaçal DOP e à qualificação em IGP do Cabrito e Borrego de Sicó, do Azeite da Serra de Sicó e do Chícharo de Alvaiázere.

I13585-SERRAXSICO.JPG

Será concluído o projeto de classificação da paisagem protegida do maciço de Sicó e sua implementação através da aprovação e implementação do Regulamento de Gestão e constituição de uma equipa de serviço de apoio técnico e será preparado o dossier de candidatura da “Arte de Construção de Muros de Pedra Seca” – Maciço de Sicó a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO e integração em candidatura | movimento europeu.

Por fim, será consolidada a parceria com os Municípios para a Rede de Aldeias do Calcário, visando a promoção do território em torno do produto calcário e implementado um programa de animação cultural em rede, associado a uma estratégia de dinamização promocional em torno das marcas naturais, culturais e patrimoniais distintivas, partilhadas e promovidas no maciço de Sicó, podendo constituir-se com motor da revitalização da economia local e regional.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]