Tentúgal é doce

2011-07-08

O Pastel de Tentúgal veio a Lisboa e convenceu quem apareceu na Loja Portugal Rural, na passada terça-feira, 5 de julho 2011. A D. Helena deu uma ajuda preciosa ao mostrar de que é feito, afinal, este «sempre e cada vez o mais doce, original, pronto e desejado» pastel.

Por volta das 15h, já estava tudo a postos? A D. Helena, pasteleira de Tentúgal, membro da Associação de Pasteleiros de Tentúgal e da Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal, dava os últimos retoques à mesa de trabalho: de um lado a massa, do outro o recheio de doce de ovos? Enquanto já se ouviam os cantares típicos da Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal?

Não tardou, a casa do mundo rural, em Campo de Ourique, ficou cheia de tentugalenses e lisboetas. Após algumas palavras de boas-vindas e agradecimentos, em especial à AD ELO, pela iniciativa, avançou-se para o principal objetivo desta ação enquadrada nas Semanas Animadas do projeto de cooperação LEADER Portugal Rural: mostrar o que está por trás deste doce, finalista das 7 Maravilhas da Gastronomia.

Um breve filme realizado pela Escola Profissional de Montemor-o-Velho começou por dar o enquadramento histórico-cultural do pastel de Tentúgal - «desenhado e concebido à luz de salmos e aleluias», no Convento de Nossa Senhora do Carmo -, assim como o processo de confeção da delicada massa - a mais fina do mundo, com apenas 0.05 mm de espessura - algo muito especial, «uma inspiração divina», disse a Grã-Mestre da Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal, Olga Cavaleiro.

Posto isto, a D. Helena meteu as mãos na massa e com a ajuda do padrinho do pastel de Tentúgal, André Sardet, exemplificou como, camada a camada da fina massa (apenas água e farinha, sublinhe-se), uma colher de doce de ovos e uns pingos de manteiga, suavemente lançados sobre a massa com a ajuda de uma pena de galinha, se faz um pastel de Tentúgal.

Seguiu-se o momento mais aguardado: Degustar o pastel de Tentúgal... É doce. É delicioso!

É um doce singular que vale a pena experimentar? É um produto de excecional qualidade que - espera-se - venha a conquistar o estatuto de Maravilha da Gastronomia no próximo dia 10 de setembro.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]