Seminário Parcerias para a Cooperação

2011-04-20

5 de Maio de 2011, no ISCSP, Alto da Ajuda, Lisboa

Organizado pela Plataforma Portuguesa das ONGD, no âmbito dos Dias do Desenvolvimento 2011, com o objectivo de demonstrar que através de uma acção concertada e complementar entre os vários actores envolvidos na cooperação para o desenvolvimento é possível retirar os maiores benefícios da cooperação para o desenvolvimento e fazer face aos actuais desafios do desenvolvimento.

Destina-se não só a profissionais da cooperação para o desenvolvimento e a técnicos de organizações da sociedade civil, como também a empresários, autoridades locais, jornalistas, estudantes universitários e outros interessados na temática em análise.

Programa

16h30 - Abertura da Conferência

João Gomes Cravinho, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação

Hermínia Ribeiro, Presidente da Plataforma Portuguesa das ONGD

16h45 - Painel «Parcerias multi-actor para a Cooperação»

Apresentação de três estudos de caso, moderada por Paula Borges, Jornalista da RDP África

Parceria entre a ACEP e a Universidade de Aveiro

Fátima Proença, Presidente do Conselho Directivo da ACEP

Parceria entre o IMVF, a Câmara Municipal de Loures/Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Loures e a Câmara Municipal da Ilha do Maio (Cabo-Verde)

Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal da Ilha do Maio

Jorge Baptista, Administrador dos SMAS de Loures

Parceria entre a TESE e a EPAL

Henrique Gomes, Gestor de Projecto da TESE

18h00 - Debate

18h30 - Encerramento

Local

Rua Almerindo Lessa - 1300-663, Lisboa (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - Alto da Ajuda) - durante «Os Dias do Desenvolvimento»

Presença sujeita a inscrição


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]