Seminário de lançamento do projeto CAFE reuniu parceiros e empreendedores em Silves

2025-05-30

Decorreu no dia 28 de maio, na Biblioteca Municipal de Silves, o Seminário de Lançamento do projeto CAFE - Capacitar, Apoiar e Fomentar o Empreendedorismo, uma iniciativa estratégica focada no empreendedorismo e criação de emprego na região, promovida pelas associações Vicentina - Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, In Loco e Terras do Baixo Guadiana, com financiamento do programa regional Algarve2030.

A sessão de abertura contou com a presença da Dra. Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves, que destacou a importância de iniciativas que dinamizam o território e apoiam a criação de emprego e de negócios sustentáveis.

I14936-IMGX2354.JPG

Seguiu-se a intervenção da Dra. Patrícia Neto, da CCDR Algarve, que enquadrou o projeto nas prioridades do Algarve2030, abordando os apoios disponíveis à criação de emprego e ao microempreendedorismo na região.

A Dra. Madalena Feu, Delegada Regional do Algarve do IEFP, reforçou o papel central do Instituto no apoio a empreendedores, complementada pela apresentação do Dr. Paulo Martins, do Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento, que deu a conhecer o Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego.

Um dos momentos inspiradores da sessão foi a apresentação do Professor Américo Mateus, Diretor do Mestrado em Economia Circular no ISMAT, com o tema “Da Estratégia à Ação Local”, que abordou a inovação sustentável e os temas emergentes que estão a moldar o futuro verde da Europa.

I14936-IMGX2386.JPG

As três ADL’s – Vicentina, In Loco e Terras do Baixo Guadiana – apresentaram em conjunto as linhas orientadoras do projeto, reforçando a missão comum de promover o crescimento económico, social e sustentável da região.

O evento encerrou com um momento de debate e esclarecimentos com os participantes, seguido de Cocktail com produtos típicos da região, numa experiência gastronómica intitulada “Sabores do Algarve”, que celebrou a identidade local e a riqueza cultural do nosso território.

O projeto CAFE pretende dar um novo impulso a quem quer iniciar ou fortalecer um negócio, propondo sessões de informação e sensibilização, divulgação de apoios e programas, bem como ações de capacitação e consultoria especializada. Com um forte foco na valorização do empreendedorismo local, este projeto visa fomentar novas oportunidades económicas, incentivar a criação de emprego e promover uma abordagem integrada ao desenvolvimento sustentável da região.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]