Seminário "O Exercício da Cidadania Global: Diferentes Atores, Diferentes Ações”

2017-12-04

ALTERAÇÃO DE DATA DO SEMINÁRIO E PRAZO DE INSCRIÇÃO!

O Monte e a parceria do projeto Education for Glocal Issues - Bibliotecas Globais, iniciativa co-financiado pelo Instituto Camões, promovem, dia 24 de janeiro, no Anfiteatro do Colégio do Espírito Santo, na Universidade de Évora, um seminário para partilhar testemunhos de iniciativas e de atores que têm vindo a contribuir para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a nível local, nacional e internacional.

O seminário dirige-se a técnicos/agentes na área do Desenvolvimento, representantes de organizações da sociedade civil/do poder local/de instituições de ensino, e visa refletir sobre o papel dos atores locais, das parcerias estratégicas e das ações a impulsionar, com vista à implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

O seminário “O exercício da Cidadania Global: diferentes atores, diferentes acções” insere-se na área da Educação para do Desenvolvimento e Cidadania Global no âmbito do projeto Education for Glocal Issues - Bibliotecas Globais, implementado pela parceria constituída pelo Monte, AIDGLOBAL – Ação e Integração para o Desenvolvimento Global, SDPSUL – Sindicato Democrático dos Professores do Sul e Sugo Design, Lda., a decorrer de junho de 2016 a janeiro de 2018.

A Minha Terra foi convidada pelo Monte a participar no primeiro painel do seminário, intitulado “Agenda 2030 – uma nova Ação para o Desenvolvimento Sustentável”. A Federação faz parte de um conjunto de plataformas e redes nacionais, em representação de diferentes tipos de organizações e de setores da sociedade civil portuguesa, que realizou, em 2016, uma consulta pública à sociedade civil portuguesa sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cujo relatório “Em direção ao desenvolvimento sustentável – agir para não deixar ninguém para trás!” foi apresentado no seminário de apresentação pública das recomendações para implementação dos ODS em Portugal, no dia 19 de abril, na Assembleia da República.

O Seminário "O Exercício da Cidadania Global: Diferentes Atores, Diferentes Ações” conta com o apoio do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora – CICS.NOVA.UÉVORA.

O programa completo do seminário encontra-se em anexo. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição aqui.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]