2025-12-11
O projeto de investigação ROOTS – Ecologias de Impacto e Valor de Mobilidades Educativas (COMPETE2030-FEDER-00874300) pretende conhecer as histórias de jovens adultos que, depois de concluírem o ensino superior, decidiram regressar às suas regiões de origem - especialmente a territórios de baixa densidade. Coordenado por Sofia Marques da Silva no Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE-FPCEUP), o ROOTS é cofinanciado pelo Portugal 2030 / COMPETE, e decorre entre 2025 e 2028. Conta com uma equipa multidisciplinar empenhada em identificar o impacto social, educativo e comunitário destas mobilidades educativas.
O projeto procura conhecer as motivações que levam jovens a regressar - desde razões familiares, oportunidades profissionais e laços afetivos, até ao sentirem que devem contribuir para o desenvolvimento das suas regiões. Queremos perceber como estas escolhas influenciam não só as suas vidas, mas também as dinâmicas das comunidades onde se inserem. Para isso, recorremos a várias metodologias de recolha de dados e envolvemos atores locais, organizações e entidades públicas num processo colaborativo. Prevê-se a criação de um laboratório participativo que reunirá diferentes parceiros, com foco nos desafios e oportunidades das regiões de baixa densidade.
Ao recolher testemunhos reais de jovens que regressaram ao interior, pretendemos produzir conhecimento capaz de inspirar políticas públicas mais eficazes, apoiar a fixação de jovens qualificados e fortalecer o dinamismo económico, social e cultural dos territórios. Os resultados do estudo ajudarão a identificar necessidades, desafios e oportunidades, contribuindo para recomendações concretas dirigidas a instituições locais, regionais e nacionais. Poderá encontrar mais informações sobre o projeto na página oficial do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto.
Convite à participação de jovens
Estamos neste momento a procurar jovens adultos que tenham concluído o ensino superior e regressado à sua terra de origem. A sua experiência é fundamental para que o ROOTS possa representar de forma fiel e diversa os percursos de regresso no país.
Convidamo-lo assim a participar de duas formas:
A Equipa do Projeto
Para além da Universidade do Porto, o ROOTS é desenvolvido com a Universidade de Évora (UÉvora), a Federação Minha Terra – Federação das Associações de Desenvolvimento Local, o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude e a Rural Move. Conta ainda com inúmeros parceiros no Continente e Ilhas.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
| Sessão de encerramento do projeto Agrovila |
2025-12-19, Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]