Reunião do Steering Group da Rede Rural Europeia

2016-03-21

Kristiina Tammets, presidente da ELARD, representou os Grupos de Ação Local, na reunião de 4 de Março do Steering Group da Rede Rural Europeia, realizada em Bruxelas.

O encontro focou-se nas atividades desenvolvidas e nos resultados alcançados pelas diferentes redes europeias; na implementação e avaliação dos Programas de Desenvolvimento Rural (PDR); e nas atividades temáticas desenvolvidas pelo ponto de contato da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (REDR) e pelo ponto de serviço da Parceria Europeia para a Inovação AGRI.

O trabalho desenvolvido nos focus-grupos e nos subgrupos tem permitido uma abrangente disseminação de resultados, reforçando a capacitação e o intercâmbio de experiências, sendo necessário reforçar vínculos entre os diferentes atores a nível europeu e nacional.

Para o desenvolvimento de capacidades na implementação LEADER / DLBC, os participantes consideraram fundamental:

  • o intercâmbio de informação sobre a implementação do multifundo;
  • explorar as opções de custos simplificados usadas noutros programas para usar este conhecimento no LEADER/DLBC;
  • realizar oficinas sobre projectos de cooperação;
  • apostar no desenvolvimento de clusters de cooperação regional;
  • recorrer a "embaixadores" que possam explicar facilmente os principais aspetos sobre custos simplificados, multifundos, requisitos para projectos de cooperação, etc. Também é possível trocar conhecimentos com outros países;
  • no que concerne a avaliação do LEADER / DLBC, é necessária mais informação sobre diferentes metodos e exemplos.

Ao intervir na sessão, Kristiina Tammets, presidente da ELARD chamou a atenção para os seguintes aspectos:

  • Muitos países estão a desenvolver sistemas de informação para o processo de implementação do LEADER / DLBC. Uma vez que todos os GAL e as respectivas estratégias são diferentes, há necessidade de manter os sistemas de informação flexíveis e plataformas abertas para que os GAL possam adaptá-las de acordo com as suas necessidades, tendo também em conta a capacidade de quem apresenta candidaturas.
  • Há a necessidade estar mais atento à integração das especificidades do método LEADER. Os sistemas para submissão de candidaturas e selecção de projectos, assim como para a avaliação e monitorização, têm que estar interligados para garantir a coesão da implementação das EDL.
  • Para obter informações directamente dos grupos-alvo, as “organizações chapéu” da UE podem recolher informações junto dos seus membros a nível local, regional e nacional, sobre o tipo de capacidades, relacionadas com a implementação e avaliação dos Programas de Desenvolvimento Rural e das Estratégias de Desenvolvimento Local, que são necessárias melhorar.
  • A fim de avaliar o sucesso das Redes Rurais Europeias é necessário mensurar que tipo de propostas apresentadas pelas Redes Rurais da UE à Comissão Europeia têm sido, de facto, implementadas.na vida real. Também é importante definir os indicadores de impacto

A próxima reunião do Grupo de Acompanhamento decorre a 16 de Junho, e irá ter como tema principal a autoavaliação da Rede Rural Europeia. Prevêem-se outras reuniões a 25 de Outubro e 1 de Dezembro e um workhsop em Dezembro, dedicados à implementação dos quatros fundos.

As apresentações feitas na reunião encontram-se disponíveis, no site da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural: https://enrd.ec.europa.eu/en/en-rd-events-and-meetings/4th-rural-networks-steering-group-meeting-20160304


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]