Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo

2017-09-01

O Ministério dos Negócios Estrangeiros, a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, o Turismo de Portugal, a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e a Federação Minha Terra assinaram, no dia 1 de setembro, um protocolo de cooperação que tem por objeto o apoio ao desenvolvimento do Projeto “Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo” da AHRESP.

I13048-20170901X115854X.JPG

O Projeto “Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo”, concebido e desenvolvido pela AHRESP, visa valorizar, promover e internacionalizar a gastronomia, os produtos endógenos e a economia portuguesa.

O Projeto

A Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo pretende afirmar internacionalmente – nos cinco continentes – a gastronomia portuguesa e reforçar a sua notoriedade enquanto marca de excelência através dos profissionais da restauração. Por sua vez, a valorização da gastronomia e dos produtos endógenos vai contribuir para consolidar a atratividade de Portugal, enquanto destino turístico de qualidade.

Refira-se que no espírito da dinâmica desta rede vão ser identificados e qualificados, numa primeira abordagem, 15 restaurantes instalados em cada um dos cinco principais países emissores de turistas para Portugal, nomeadamente a Alemanha, o Brasil, a Espanha, a França e o Reino Unido, prevendo-se alargamento o progressivo a todos os países da diáspora portuguesa, que representa cinco milhões de pessoas.

Outros outputs do projeto são a conceção de dois catálogos nacionais – ‘Produtores e Produtos Qualificados’, e ‘Receituário Tradicional Português’, a criação e operacionalização de uma Plataforma Gastronómica de Portugal multilingue e uma campanha de promoção e dinamização inteligente da gastronomia e da rede de restaurantes, completada pela organização e participação em eventos internacionais de Turismo e Gastronomia.

Presente na cerimónia, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, descreveu o desenvolvimento desta rede como “um poderosíssimo canal de distribuição e de colocação para os pequenos e médios produtores portugueses, que encontram assim uma nova oportunidade de fazer conhecer, de fazer valer e de vender a sua própria produção”. Daí, segundo Augusto Santos Silva, a presença da Minha Terra, ser absolutamente essencial para o desenvolvimento de um programa que quer criar novas oportunidades de reconhecimento, de valorização, de divulgação e de venda da pequena produção agrícola e agroalimentar portuguesa.

I13048-IMGX7967X01.JPG

O compromisso da Minha Terra

Como subscritora da Rede, a Minha Terra assumiu os seguintes compromissos:

  • Disponibilizar informação e conteúdos para a plataforma gastronómica, que está a ser criada pela AHRESP;
  • Colaborar no desenvolvimento dessa mesma plataforma, nomeadamente no que respeita à criação de um módulo Marketplace;
  • Apoiar institucionalmente a “Rede de Restaurantes Portuguese no Mundo” associando o seu logotipo ao Projeto.

Graças ao raio e capacidade de intervenção das suas associadas, a Minha Terra ocupa, reconhecidamente, uma posição privilegiada no que respeita às possibilidades de prospeção, recolha e canalização de informação relevante na promoção de iniciativas de dinamização de atividades com impacto local, regional, nacional e/ou internacional.

A Minha Terra identifica no Projeto “Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo” um potencial de promoção dos produtos locais e regionais, ligando-os à gastronomia regional, permitindo abrir, para as empresas que se dediquem à produção de produtos locais e regionais, um circuito comercial ainda por explorar, e que poderá constituir-se como alternativo ao circuito tradicional da grande distribuição.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]