Quando a aldeia faz futuro: o Há Festa na Aldeia como animação territorial

2026-10-02

O último fim de semana em Ul, no concelho de Oliveira de Azeméis, mostrou como uma aldeia pode transformar-se, por alguns dias, num lugar de encontro, celebração e afirmação coletiva. A iniciativa “Há Festa na Aldeia”, realizada no Parque Temático Molinológico, cruzou tradição, cultura local, gastronomia, movimento associativo e valorização dos recursos endógenos. Mais do que um evento festivo, foi uma demonstração de como as comunidades rurais podem reforçar a autoestima, a participação e a capacidade de iniciativa.

Ul não foi apenas palco de uma festa. Foi exemplo de uma estratégia de animação territorial que aproxima pessoas, ativa memórias, cria oportunidades económicas e dá visibilidade e centralidade ao território. Entre moinhos, pão, regueifa, arroz, música, mercado, demonstrações gastronómicas, tascas e atividades para várias idades, a aldeia apresentou-se como comunidade viva, capaz de mobilizar residentes, visitantes, associações, produtores e instituições em torno da identidade da própria aldeia.

I15296-545177526X1214739057353439X3637260904810645067XNXX2X.JPG

É aqui que o projeto Há Festa na Aldeia ganha particular relevância.

Esta capacidade de trabalhar a partir da identidade de cada lugar esteve também presente, em agosto deste ano, em Porto Carvoeiro, no concelho de Santa Maria da Feira, onde o Há Festa na Aldeia regressou às margens do Douro. Num território com características distintas de Ul, a iniciativa voltou a partir dos recursos, das memórias e das vivências da própria comunidade para criar um momento de encontro, participação e valorização da aldeia.

Ul e Porto Carvoeiro mostram, assim, duas expressões diferentes da mesma lógica de intervenção. O modelo não procura replicar uma festa de aldeia de território para território: procura reconhecer aquilo que torna cada lugar singular e construir, a partir daí, uma programação capaz de envolver a comunidade, receber visitantes e gerar novas dinâmicas locais.

Promovido no âmbito da rede Aldeias de Portugal e dinamizado em diferentes territórios com o envolvimento de entidades locais, Grupos de Ação Local e autarquias, o projeto não se limita a organizar momentos de animação. A sua ambição é usar a festa como pretexto para regenerar laços comunitários, valorizar património material e imaterial, estimular pequenas economias locais e reforçar a identidade das aldeias enquanto lugares onde vale a pena viver, participar e investir.

I15296-545374005X1212806217546723X4873082558563861595XN.JPG

A palavra “animação”, neste contexto, deve ser entendida no seu sentido mais amplo. Não se trata apenas de entreter ou de atrair público. Animar um território é dar-lhe vida, criando condições para que os habitantes se reconheçam no espaço onde vivem e para que esse espaço seja percebido como ativo, interessante e produtivo. É juntar quem preserva ofícios a quem quer aprender, quem produz a quem procura autenticidade, quem vive na aldeia a quem a visita.

Os GAL — Grupos de Ação Local — têm aqui um papel decisivo. Conhecem os territórios, trabalham com associações, autarquias, empresas, produtores, artesãos e cidadãos, e conseguem transformar políticas de desenvolvimento rural em ações concretas. A sua intervenção não se mede apenas em financiamento ou gestão de programas; mede-se também na capacidade de estimular cooperação, criar redes e ajudar as comunidades a reconhecerem valor naquilo que, por ser quotidiano, muitas vezes deixou de ser visto como património.

Cada aldeia tem recursos, memórias e características próprias, e é precisamente essa diversidade que dá sentido ao projeto. Em Porto Carvoeiro, a relação com o Douro, a paisagem ribeirinha e as memórias associadas ao rio constituem elementos estruturantes da identidade local. Em Ul, esse património assume outras formas, particularmente expressivas: a envolvente molinológica, a memória da moagem, o fabrico do Pão de Ul, a regueifa, a relação com o arroz e a paisagem marcada pela água e pelos moinhos compõem uma identidade que é simultaneamente história económica, social e cultural.

Esta é uma dimensão essencial das políticas de desenvolvimento local de base comunitária. Os territórios rurais não se revitalizam apenas com infraestruturas, turismo ou apoios económicos isolados. Precisam de estratégias integradas que combinem cultura, economia, participação, paisagem, sustentabilidade e pertença. Uma aldeia torna-se mais atrativa quando os seus habitantes se sentem parte do processo e quando as atividades geradas deixam retorno para quem ali vive e trabalha.

O Há Festa na Aldeia opera precisamente nessa interseção. Ao reunir mercados de produtores, tasquinhas, artesanato, animação itinerante, atividades familiares e percursos de descoberta, cria uma experiência territorial completa. O visitante não consome apenas um espetáculo: percorre a aldeia, encontra pessoas, prova produtos e percebe melhor a história, as pessoas e os recursos daquele lugar. Para a comunidade, a festa funciona como momento de organização coletiva e de governação partilhada.

Importa, contudo, que esta animação não seja uma iniciativa pontual. O risco das festas é desaparecerem quando termina o cartaz. O desafio dos GAL e dos parceiros locais é transformar estes momentos em processos continuados: apoiar produtores, valorizar percursos e equipamentos ao longo do ano, envolver escolas, documentar saberes, estimular novas iniciativas associativas e ligar a aldeia a redes mais amplas de turismo responsável, economia local e cultura comunitária.

A festa é, portanto, um ponto de partida. Serve para juntar pessoas, mostrar o potencial do território e criar novas formas de colaboração. A estratégia ganha consistência quando aquilo que se mostrou durante dois dias encontra continuidade nos restantes meses: no apoio à comercialização de produtos locais, na recuperação de património, na dinamização cultural ao longo do ano. Ganha também força quando cria motivos para que quem saiu mantenha ligação à aldeia e quem ali está veja razões para ficar. 

 Doroteia Sá, Coordenadora do GAL Adritem Rural

Publicado originalmente no n.º 308 da Gazeta Rural, de 30-09-2026


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]