Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT) aprovado em Diário da República

2016-11-25

No âmbito das sessões públicas itinerantes de apresentação do Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT), vai realizar-se a 14 de dezembro, pelas 16h30, uma sessão que vai contar com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Exatamente um mês depois do Conselho de Ministros ter aprovado o PNCT, foi publicado, a 20 de novembro, em Diário da República a resolução do Conselho de Ministros que aprova o Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT). 

I12863-FOTOXDAXREGIXXO-XBARROSO.JPG

Quem apresentou o PNCT com 164 medidas identificadas para o desenvolvimento dos territórios do interior, aprovado em Conselho de Ministros em 20 de outubro passado, foi a Unidade de Missão para Valorização do Interior (UMVI) criada pelo próprio Governo com o objetivo e a missão de definir uma estratégia nacional para o desenvolvimento do interior e a coesão territorial, no âmbito do Programa Nacional de Reformas do XXI Governo Constitucional.

Importa referir que um dos dois pilares fundamentais que sustentaram a preparação do Plano decorre de um trabalho realizado em articulação com os agentes presentes no território, envolvendo por todo o país, entre outras entidades, associações de desenvolvimento local (ADL) associadas da Minha Terra, daí que muitas medidas, resultantes da auscultação das ADL, também se encontrem  contempladas ou de alguma forma refletidas no PNCT.

Aliás a convite da Minha Terra, a UMVI representada pela sua coordenadora, Helena Freitas, expôs o PNCT, que tinha sido recentemente aprovado, numa conferência, frente a uma plateia de autoridades nacionais e locais, 56 GAL e outros atores locais, reunidos a 3 de novembro, no Sardoal, no âmbito de uma cerimónia de assinatura do “Protocolo de delegação de tarefas” entre o Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas (IFAP), os GAL e a Minha Terra.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]