Preparação da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Local - AD ELO 2030

2022-11-28

A AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego está a realizar a construção dos pressupostos e linhas orientadoras da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Local – AD ELO 2030. Pretende-se que este seja um exercício participado para o qual contribuam as instituições e todos os que vivem e/ou trabalham no território de intervenção da Associação (concelhos de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova). O processo decorrerá nos próximos meses e estão previstas diversas ações de consulta e de recolha de contributos, das quais se destacam:

  • Está a decorrer o período de preenchimento de um questionário online, disponível para a participação de toda a comunidade (https://bit.ly/3CgZjfd);
  • Está a decorrer um trabalho de caraterização do território e identificação das linhas prioritárias, a incluir na “Estratégia Integrada de Desenvolvimento Local – AD ELO 2030”, que estará na base das abordagens de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) que se implementarão no território no quadro de financiamento 2021-2027.

O DLBC/Costeiro Pescas Mondego Mar, desenvolvido pelo GAL Pescas Mondego Mar e que tem a AD ELO como entidade gestora desde 2007, tem implícito a implementação de uma Estratégia de Desenvolvimento Local que faz parte integrante da estratégia macro que este trabalho tem vindo a desenvolver.

De igual modo o DLBC/Rural LEADER AD ELO, implementado pela AD ELO no quadro da Abordagem LEADER desde 1994, tem implícita a definição e implementação de uma estratégia que, sendo gerida localmente, assume uma natureza integrada de base participativa, correspondendo assim às especificidades de cada território.

No âmbito deste trabalho participativo foi planeado um ciclo de reuniões temáticas que procuram envolver os agentes locais em discussões de partilha de conhecimento que resultem na obtenção de contributos sobre a visão para o desenvolvimento do território que se perspetiva nos próximos anos.

Neste contexto, foi realizada no passado dia 21 de novembro na Figueira da Foz, na Incubadora de Mar & Indústria da Figueira da Foz, a Sessão nº 1 sob o tema “Economia Azul”.

No dia 22 de novembro realizou-se em Cantanhede no BIOCANT a Sessão nº 2 sob o tema “Inovação, empreendedorismo e desenvolvimento económico”.
Estas sessões contaram com a participação de um número alargado de agentes locais que representaram Universidades, entidades públicas, autarquias locais, empresas, associações, instituições de ensino e de investigação, entre outras. É de destacar os importantes momentos de discussão que contribuíram de forma positiva para a definição de uma Estratégia de Desenvolvimento Local mais adequada às especificidades do território.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]