Plataforma de promoção e comercialização de produtos locais do Ribatejo Interior

2022-10-27

No próximo dia 9 de novembro, no Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e os Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal vão fazer o lançamento oficial da plataforma de promoção da região e dos seus produtos locais. A Praça do Ribatejo Interior permite albergar os produtos do Ribatejo Interior, disponibilizando-os para venda em qualquer parte do País. 

A ideia surgiu em plena situação pandémica de COVID-19, quando os produtores locais enfrentavam dificuldades em escoar a sua produção, devido aos constrangimentos causados pela mesma, que obrigou ao cancelamento de feiras e mercados onde habitualmente marcavam presença, ao encerramento de estabelecimentos de restauração e de lojas, e ao condicionalismo nos horários de mercearias e supermercados. 

A Associação de Desenvolvimento Local de Abrantes, Constância e Sardoal, ainda desenvolveu uma campanha de divulgação dos contactos e dos produtos para apelar à população a consumir local, em que os próprios produtores levariam os artigos a casa de cada um, sob o mote “O Ribatejo Interior em sua Casa”. 

Dado o aparecimento de novas estratégias de comercialização e com a expansão das vendas online, a TAGUS reconhecendo a qualidade dos produtos do Ribatejo Interior, mas consciente que, isoladamente, os esforços dos pequenos produtores para alcançar potenciais clientes por esta via são demasiado grandes, candidatou-se à operação 10.2.1.4 – cadeias curtas e mercados locais, do Programa Nacional de Desenvolvimento Rural (PDR2020), inserida no Portugal 2020, cofinanciada pelo FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, para permite apoiar estes atores da sua área de intervenção no escoamento das suas produções por e-commerce, fomentando o contacto entre quem produz e quem consome, tornando os produtos mais acessíveis a qualquer parte do país. E assim contribuir para o desenvolvimento da economia regional. Como explica a técnica coordenadora da TAGUS, Conceição Pereira, “as compras online assumiram-se como uma opção, e até se tornou um hábito para muitos consumidores, que preferem esta ferramenta - a plataforma de vendas online - para comprar, porque nunca fecham, podem consultar ou analisar as características dos produtos, encomendar quando têm mais disponibilidade, e recebê-las comodamente em sua casa”. 

Para a operacionalização e o sucesso da plataforma, o projeto prevê, também, a aquisição de embalagens e outros materiais, que permitam escoar estes artigos, e uma estratégia de marketing, de modo a fomentar as vendas e a valorização dos mesmos. 

O sítio na Internet (https://praca-ri.pt) para a comercialização e promoção dos vinhos, cervejas, licores, azeites, queijos, enchidos, mel e outros doces (como compotas, marmeladas, bolachas, figos confitados, etc.) produzidos em Abrantes, Constância e Sardoal, será apresentado pelas 18h do dia 9 de novembro, no espaço “Cá da Terra”. 

Para Conceição Pereira, esta plataforma é também “uma oportunidade para que os pequenos produtores, sem capacidade para entrar em grandes circuitos de distribuição, tenham acesso a outro mercado. É, ainda, uma forma dos consumidores terem acesso aos produtos que são distinguidos em concursos nacionais e internacionais de diferentes temáticas. Recordo, por exemplo, o contacto do conhecido Chef Luís Baena com a TAGUS, no sentido de obter uma referência direta de um produtor nosso, para levar os seus produtos para o restaurante que, naquela altura, iria abrir em Londres”.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]