PINHAL MAIOR renova CLDS

2012-03-13

A renovação do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) da Sertã, coordenado pela PINHAL MAIOR, assegura a continuidade do Banco de Recursos da Sertã.

Esta renovação, por mais dois anos, vai dar continuidade ao trabalho que o Banco de Recursos da Sertã tem vindo a desenvolver, desde 2008, através do Gabinete para a Empregabilidade (para acompanhamento individual de processos de inserção no mercado de trabalho) e do Gabinete de Aconselhamento e Mediação Familiar (com o objetivo de desenvolver competências individuais e sociais nas áreas das relações interpessoais, cidadania e direitos humanos).

No Banco de Recursos da Sertã funciona ainda, desde 2009, o Banco Local de Voluntariado - um apelo cívico ao exercício da solidariedade, através da participação, cooperação, complementaridade, gratuitidade, responsabilidade e convergência, dirigido aos cidadãos, instituições, serviços públicos e empresas locais.

O protocolo do CLDS da Sertã - entre a Segurança Social, a Câmara Municipal da Sertã e a Pinhal Maior - Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul - foi assinado no passado dia 24 de fevereiro.

A cerimónia decorreu nas instalações da Pinhal Maior, na Sertã, com as presenças do ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, o presidente da Pinhal Maior, João Paulo Catarino, o presidente da Câmara Municipal da Sertã, José Farinha Nunes, e o diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Castelo Branco, António de Melo Bernardo.

O programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social, medida do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, concretiza-se através de intervenções concertadas entre entidades públicas e privadas, com o objetivo de combater a pobreza e a exclusão social.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]