2017-09-05
No âmbito das Jornadas Europeias do Património, o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, a DGDR – Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Câmara Municipal de Mirando do Corvo vão produzir, no dia 22 de setembro, no Convento de Santa Maria de Semide, em Mirando do Corvo, um dia dedicado ao artesanato e ao património natural.
É um convite a uma reflexão que quer integrar vários tipos de património – o património material imóvel edificado religioso (visita ao Convento e Igreja de Santa Maria de Semide), o património material móvel (visita à Exposição de Artesanato “Saberes do Passado/Património do Futuro”), património imaterial (representado pelos saberes tradicionais incorporados nas peças artesanais ou nas receitas antigas que estão na base da confeção das iguarias do nosso momento de degustação gastronómica) e, por fim, o património natural, cujo esplendor circunda o Convento, e que urge preservar e valorizar.
A conferência com dois painéis – “Boas práticas de intervenção no património cultural e natural” e “Estratégias e medidas de apoio ao património cultural e natural” –, vai marcar este dia nas jornadas europeias do património.
A manhã começa pela receção dos participantes na Sala dos Atos do Convento de Santa Maria de Semide, seguida do primeiro painel com as intervenções do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da DGADR, do CEARTE, das Aldeias de Xisto e da DUECEIRA – Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça.
O CEARTE oferece o almoço, confeccionado e servido pelos alunos dos cursos de restauração. No menu do “Património à mesa”, instalado no refeitório do Mosteiro de Santa Maria de Semide, a ‘entrada’ vai estar a cargo da Confraria da Chanfana da Cabra Velha de Miranda do Corvo.
O painel “Estratégias e Medidas de Apoio ao Património Natural e Cultural” vai ter como oradores representantes da Direção Regional de Cultura do Centro, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Centro, da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra e da Entidade Turismo Centro de Portugal.
Após o fecho da conferência, os participantes vão ser convidados para uma visita guiada à exposição “Saberes do Passado/património do futuro”, ao Convento e à Igreja de Santa Maria de Semide.
Para saber mais, consulte o programa (provisório) em anexo.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]