Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Passeios na Serra d´Ossa 2005

Mar. 2005

Entre os concelhos de Estremoz, Borba, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo, ergue-se majestosamente na paisagem alentejana a Serra d»Ossa. Esta serra outrora abundante em património natural e cultural, viu na década de 50 a sua paisagem ser bastante alterada. Uma plantação de eucaliptos ocupa hoje mais de 6000 hectares, transformando-a no maior eucaliptal contínuo de Portugal. No entanto muitos são os locais que escaparam a este novo desígnio. Existe nesta serra uma grande diversidade de seres vivos, alguns raros e de grande interesse de conservação; um simpático e acolhedor povo possuidor de uma excelente gastronomia; um interessante espólio arqueológico e uma crescente oferta de turismo de habitação de qualidade, tornam esta serra num destino cada vez mas apetecível. Estes percursos pela serra são uma forma de promover a sua divulgação, de lhe trazer de volta a sua merecida importância, mas também um meio de aprendizagem e convivência na Natureza. Na 3ª Edição dos Passeios da Serra d´Ossa, organizados pelo MONTE - Desenvolvimento Alentejo Central e pelo CEIA - Centro de Educação Ambiental da Serra d»Ossa da ADMC - Associação de Desenvolvimento Local Montes Claros, partimos à descoberta do património natural e cultural que escapou à plantação de eucaliptos. Em cada um dos quatro passeios, juntam-se a nós, pessoas e outras Associações, para nos ajudarem a desvendar novos segredos da paisagem. Tal como na primeira e segunda edições não faltará também a gastronomia da região, e a possibilidade da visita a pequenas unidades agro-alimentares, lagares e adegas da região.

26 De Março - Percurso das Albufeiras

2 De Abril - Percurso do Monte Branco ao Canal

16 De Abril - Percurso das Fontes

30 De Abril - Percurso do Endovélico

7 De Maio - Percurso à Descoberta das Plantas Alimentares, de Tempero e Medicinais.

As inscrições podem realizar-se através dos E-mail ceiaossa@hotmail.com, ceia@portugalmail.pt ou pelo seguinte número de telefone: 939592517 (Marco Mirinha). As inscrições estão abertas até uma semana antes da realização de cada circuito. O valor a pagar pela inscrição é de 20 € por pessoa (crianças até aos 12 anos não pagam) e visam cobrir despesas com o transporte, lanche e jantar. Para as pessoas que não desejem jantar o valor da inscrição é de 10 €. Para as pessoas que queiram pernoitar o CEIA disponibiliza uma lista de alojamentos existentes na região (ficando as reservas a cargo dos participantes).

Estimamos uma duração média por percurso de 6 horas.

Conselhos para os caminhantes

- Levar calçado resistente e confortável;

- Levar roupas simples e confortáveis;

- Se estiver sol, levar um chapéu é imprescindível;

- Levar comida simples e diversa (sandes e fruta são uma boa opção);

- Levar água suficiente;

- Levar sacos de plástico para trazer o lixo;

- Para quem possua binóculos, eles são sempre uma boa ajuda para melhor se observar a Natureza.

À organização reserva-se o direito de anular a realização dos percursos caso se verifiquem condições climatéricas adversas. Assim as pessoas no acto da inscrição deverão deixar o seu contacto telefónico de forma a serem contactadas, na eventualidade da anulação de algum destes passeios.

Contactos:

MONTE - DESENVOLVIMENTO ALENTEJO CENTRAL, ACE

RUA JOAQUIM BASÍLIO LOPES N.º 1

7040-066 ARRAIOLOS TEL +351.266.490.090

monte@monte-ace.pt

ADMC - ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO MONTES CLAROS

MERCADO MUNICIPAL DE BORBA

RUA FERNÃO PENTEADO Nº. 20

7150 -128 BORBA

TEL. +351.268.841.710

admclaros@mail.telepac.pt

CEIA - CENTRO DE EDUCAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL

HORTA DO LARANJAL

RIO DE MOINHOS

7150 BORBA

TEL. +351.268.801.405

ceiaossa@hotmail.com

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4