Acerca da Minha Terra
Área de Associados

MONTE

Desenvolvimento Alentejo Central, A.C.E.

Morada: Rua Joaquim Basílio Lopes, 1

7040-066 Arraiolos

Tel.: +351 266 490 090

E-mail: monte@monte-ace.pt

Site: www.monte-ace.pt

 

Território: Alentejo Central

Área: 5.279,4 km2

Habitantes: 104.693 hab.

Densidade populacional: 20 hab./km2

I10385-MONTE.JPG 

Alentejo Central

Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa. Os 10 concelhos, do distrito de Évora, integram o território de intervenção do GAL MONTE.

Território de grandes amplitudes e extensões, caracterizado por imensos campos de montado onde domina a azinheira, o sobreiro e o olival. Na paisagem sobressaem isolados os aglomerados rurais, em geral de pequena dimensão e dominados pela cor branca das casas. A gente desta região vive (ainda) muito voltada para dentro de suas casas e aldeias, protegendo-se das altas temperaturas. Habituada a um certo isolamento e a décadas de pobreza, tornou-se profundamente criativa na gastronomia, cultura, poesia, e cante.

Nos anos mais recentes, passou a ser uma região de eleição pelo seu vinho, enchidos de porco preto, azeite e pastas de azeitona, e pão, mas também pela paz (calma) das suas aldeias e recursos naturais que oferece, hoje fortemente influenciados pelo grande lago do Alqueva.

Com 653m de altitude, a Serra de Ossa é o sistema montanhoso de maior importância do território. Reguengos de Monsaraz é um concelho especialmente rico em vestígios megalíticos e Montemor-o-Novo sobressai ao nível do património arqueológico, com o sítio do Escoural.

Parte do território de intervenção do GAL pertence à Rede Natura 2000, entre Zonas de Proteção Especial, Zonas Especiais de Conservação e Áreas Importantes para Aves.

No artesanato sobressaem os famosos tapetes de Arraiolos, as mantas de Reguengos, a cerâmica do Redondo e de São Pedro do Corval, o figurado de Estremoz e o colorido do típico mobiliário alentejano.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4