Parceiros da ADIBER lançam o DLBC na Beira Serra

2016-06-21

O Conselho de Parceiros da Beira Serra que reuniu em Tábua ficou marcado pelo lançamento do DLBC / LEADER na Região da Beira Serra, com a apresentação dos avisos de concurso para apoios aos pequenos investimentos na exploração agrícola e aos investimentos na transformação e comercialização dos produtos agrícolas previstos no PDR2020 e que a partir de 1 de Julho estarão disponíveis nesta Região. Cerca de 640.000 € irão de imediato ser colocados a Concurso nestas duas áreas de apoio, no que será um pequeno contributo para aumentar a competitividade do sector primário nesta Região, nomeadamente ao nível da qualificação e valorização dos produtos locais de qualidade.

Nas próximas semanas a ADIBER, enquanto Entidade Gestora do GAL irá promover um conjunto de sessões de divulgação destes apoios junto dos investidores desta região, de forma a disseminar as informações disponíveis, incentivando a apresentação de projetos de investimento, sendo em breve divulgado o respetivo calendário das sessões.

Na reunião ficou ainda assinalada a aprovação, por unanimidade, de uma recomendação a enviar à Comissão Diretiva do Programa Operacional Centro2020, na qual é proposta que no processo de reprogramação do Centro2020, cujos trabalhos se iniciarão em breve, possam ser considerados como elegíveis os apoios ao associativismo e aos serviços de proximidade de base social (respostas sociais), que atualmente não integram as prioridades de investimento do DLBC /LEADER.

I12724-FOTOSXADIBER.JPG

Na sequência da aprovação do Regulamento Interno do Conselho de Parceiros da Beira Serra, os cerca de 60 parceiros presentes elegeram a Mesa que irá passar a dirigir os trabalhos deste Órgão do GAL e que é constituída pelo Município de Góis, Comissão Vitivinícola da Região do Dão, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Beira Centro e ADEPTOLIVA. Com a reunião realizada, e após a aprovação de todos os procedimentos por parte do Órgão de Gestão do GAL ADIBER / Beira Serra14-20, estão assim reunidas as condições para que os empresários agrícolas deste território possam apresentar as suas propostas de investimento.

Ver documento de recomendação em anexo

 

 

Documentos Anexos:

Recomendação


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]