2017-01-27
Estão abertas até 15 de abril as candidaturas ao Prémio Internacional de Desenvolvimento Local que visa distinguir trabalhos de investigação e iniciativas de promoção e apoio ao desenvolvimento local e territorial que obtiveram sucesso, e merecedoras de reconhecimento internacional.
O concurso lançado pelo Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO) da Universidade do Algarve, o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, e o Centro de Investigação sobre a Internacionalização das Economias Locais (CRIEL) da Universidade de Insubria (Itália) comporta quatro secções – ensaios, jovens investigadores, territórios e empresas.
Refira-se que à Secção “territórios” podem-se candidatar territórios “que se destaquem por acções inovadoras essenciais para a sua transformação económica e social, permitindo-lhes ultrapassar o atraso, o declínio prolongado ou a estagnação económica, assim como territórios que tenham iniciado ou promovido um processo de desenvolvimento integrado ou em parceria nos seguintes domínios: inovação, internacionalização, qualificação de recursos humanos”. As candidaturas de agências de desenvolvimento, instituições públicas, associações privadas, organização em parceria público-privado, consórcios e outras organizações que concorram para a concretização de políticas e estratégias de desenvolvimento local são elegíveis.
Na Secção "empresas" aceitam-se candidaturas de "empresas, singulares ou associadas, que tenham desenvolvido iniciativas e projetos que envolvam outros atores e territórios nos seguintes domínios: inovação, internacionalização, formação e qualificação de recursos humanos, desenvolvimento empresarial, coesão social, integração de cadeias produtivas (responsabilidade territorial das empresas)".
O prémio internacional insere as seguintes ambições – relevar a necessidade de mobilizar ideias e projetos para o desenvolvimento com base nos recursos locais, e ajudar a criar uma ligação entre a reflexão dos académicos e a dos agentes no terreno.
A cerimónia de entrega do prémio vai ocorrer no quadro da Conferência Internacional de Desenvolvimento Local, a realizar em maio, na Universidade do Algarve.
Para mais informações, consultar em http://cieo15.wixsite.com/localdev2017award ou contatar o investigador responsável: Hugo Pinto – hpinto@ces.uc.pt
Documentos Anexos:
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |