2026-09-19
A Federação Minha Terra participou na conferência “From vision to action: Empowering rural areas for the future”, promovida pelo Gabinete de Apoio ao Pacto Rural Europeu nos dias 16 e 17 de setembro, no Château du Biez, em Kortrijk, na Bélgica.
O objetivo do evento foi promover a troca de ideias e a recolha de contributos para a construção de áreas rurais mais fortes, conectadas, resilientes e prósperas por meio de um Plano de Ação Rural atualizado e de políticas públicas adequadas. Visou também impulsionar oportunidades de networking entre os membros da Comunidade do Pacto Rural e promover o compromisso dos diferentes atores para a concretização do Pacto Rural. Contudo, os trabalhos da conferência foram fortemente marcados pela proposta da Comissão Europeia para o novo Quadro Financeiro Plurianual (QFP).
No primeiro dia da conferência, a sessão de abertura e receção dos participantes contou com intervenções de 2 comissários europeus. Raffaele Fitto, Vice-Presidente Executivo para a Coesão e Reformas, destacou a estratégia que a Comissão está a preparar sobre “o direito a permanecer” e a necessidade de atuar sobre o emprego, os serviços e a qualidade de vida nas zonas rurais, mencionou o desafio demográfico e a intenção de promover sinergias entre políticas, nomeadamente entre a PAC e a Política de Coesão para responder à ambição do novo QFP. Christophe Hansen, o Comissário Europeu para a Agricultura e Alimentação, relembrou a Visão para a Agricultura e Alimentação, apresentada pela Comissão em Fevereiro, o grande desafio da renovação geracional na agricultura, mas também a intenção de reforçar o LEADER e garantir o envolvimento dos stakeholders rurais no planeamento das políticas. (vídeo disponível aqui)
Ao longo dos 2 dias da conferência multiplicaram-se as sessões de networking sobre a ativação da Comunidade do Pacto Rural, com a identificação de formas de atuação e a apresentação de exemplos de temáticas, abordagens e iniciativas, em que foram recolhidas propostas de ações e outras recomendações para fortalecer as comunidades rurais, melhorar a economia e a qualidade de vida. Foram abordadas a digitalização, o papel das áreas rurais na transição energética, a atração de jovens para os territórios rurais, o empoderamento das comunidades para aumentar a sua resiliência, a promoção da inovação, da competitividade e do empreendedorismo, a resposta aos problemas demográficos e o “direito a ficar” nas áreas rurais, a construção de comunidades rurais inclusivas e as oportunidades da bioeconomia. Na sessão sobre “Capacitar as comunidades locais para aumentar a resiliência”, a associação IN LOCO apresentou a articulação da Estratégia de Desenvolvimento Local para o Algarve Central com o Instrumento Territorial Integrado Água e Ecossistemas de Paisagem.
No final do primeiro dia a ELARD – European LEADER Association for Rural Development, dinamizou uma sessão participativa sobre os Grupos de Ação Local e o Pacto Rural, onde ficou claro o papel destas parcerias qua actuam como pactos rurais a nível local, reunindo atores de diversos sectores em torno de uma estratégia territorial co-construída.
A mensagem da conferência foi clara: abordagens participativas de desenvolvimento rural, como o LEADER-DLBC, são indispensáveis para territórios rurais resilientes, inclusivos e com visão de futuro. Nos painéis e debates, emergiu um consenso claro sobre a necessidade de uma dotação orçamental específica no próximo QFP da UE para salvaguardar o desenvolvimento local de base comunitária, que garanta o apoio a iniciativas que vão para além da agricultura.
A delegação portuguesa na conferência incluiu a Federação Minha Terra, a Associação IN LOCO, o Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral e as Comunidades Intermunicipais do Cávado e do Alto Minho.
Os vídeos e apresentações estão disponíveis na página do evento no site do Pacto Rural Europeu: Rural Pact Conference: 'From vision to action: Empowering rural areas for the future' | Rural Pact Community Platform
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Iniciativa AgriJovem2025 |
2025-10-16 a 2025-10-19, Colégio do Espírito Santo, Universidade de Évora |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]