
Maio 2008
Canal História
26 de Maio de 2008, às 22h00
O documentário «O ERRO DE NAPOLEÃO» será emitido no Canal Historia no próximo dia 26 de Maio às 22h00 (horário de Portugal) fruto do trabalho desenvolvido no âmbito do projecto de Cooperação (vector 2) do PIC LEADER + designado «Guerras Peninsulares» e que conta na parceria com a RAIA HISTÓRICA - Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira (Portugal), a ADECOCIR (Espanha), a ADEZOS (Espanha) e a Asociacion Nordeste de Salamanca (Espanha).
«Descubra os acontecimentos militares que se desenvolveram na fronteira luso-espanhola, conhecida como "Raia Seca", entre 1807 e 1812, e que deram como concluída a derrota de Napoleão na Península Ibérica e o início do seu declínio a nível continental.»
Esta é apenas uma das iniciativas contempladas num projecto que visa a dinamização de um espaço de fronteira através da valorização de acontecimentos históricos ocorridos passados 200 anos.
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]