Nova edição do Pessoas e Lugares

2014-10-14

Focado na cooperação no Alentejo e em particular no Alentejo Central, este número do jornal Pessoas e Lugares – resultado de uma parceria entre a Federação Minha Terra e o MONTE, ACE – evidencia a importância da cooperação para o desenvolvimento dos territórios rurais.

Ferramenta determinante na forma de “fazer desenvolvimento local”, a cooperação tem-se revelado essencial “por permitir viabilizar e potenciar inúmeras iniciativas, que de forma isolada não teriam condições para emergir ou se consolidar, e por produzir conhecimento determinante para a sustentabilidade das organizações locais e para a estruturação dos territórios”, refere Regina Lopes no Editorial.

Depois de mais de 20 anos de intervenção, a cooperação no contexto da abordagem LEADER evoluiu e hoje novos desafios se colocam aos diferentes interlocutores, nomeadamente, aos Grupos de Ação Local (GAL), que desde a primeira hora têm protagonizado iniciativas promotoras do trabalho em rede, aproximando pessoas e organizações.

Salientando a componente da inovação, “essencial na cooperação”, a diretora do Pessoas e Lugares aponta para o surgimento de “novas temáticas com elevados níveis de complexidade”, a que os GAL devem responder “estabelecendo parcerias com centros de investigação e de produção de conhecimento essenciais no desenho de novas soluções”.

Centrada na experiência de cooperação do MONTE, ACE, esta edição do Pessoas e Lugares dá um olhar sobre o Alentejo Central, mas também de territórios mais distantes, como Cabo Verde e Guiné-Bissau, onde alargou a sua intervenção, através de vários textos de Opinião e depoimentos que justificam a escolha do tema.

Em entrevista, Teresa Pinto Correia, professora da Universidade de Évora e Presidente do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM), analisa as transformações que os espaços rurais têm sofrido, fala da ausência de estratégias e defende a necessidade de se apostar mais na investigação aplicada.

O tema enquadra também a habitual rubrica Rotas, dando a conhecer uma rota de cooperação que tem o sabor da descoberta e fruição do território Alentejo Central. Uma rota centrada na iniciativa dos agentes locais, na capacidade de se organizarem em torno de projetos diferentes ou invulgares, desenvolvidos e promovidos em parceria, que conjugam a vontade e o esforço de várias entidades e pessoas, espelhando a forte dimensão da cooperação neste território, onde prevalece a convicção de que só através da ação conjunta se conseguirá perspetivar estratégias eficazes, válidas e com reais benefícios para todos.

[ver edição online]


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]