Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Ministros da Agricultura e Pescas da UE reuniram por videoconferência

2020-05-14

A Presidência do Conselho da UE, assumida atualmente pela Croácia, organizou nesta quarta-feira, dia 13 de maio, uma videoconferência que juntou os ministros da Agricultura e Pescas para um balanço das medidas tomadas até agora para limitar o impacto negativo da pandemia da COVID-19 nos dois setores. Os Ministros também discutiram possíveis novas medidas para apoiar os agricultores e pescadores europeus.

Relativamente à agricultura, os ministros trocaram pontos de vista sobre a eficácia das medidas da UE adotadas para combater o impacto do surto da COVID-19 no setor. Foram abordadas questões como a circulação de trabalhadores sazonais, a possibilidade de se fornecerem adiantamentos de pagamentos mais elevados, de se fornecerem auxílios estatais e auxílios ao armazenamento. Foram também identificadas áreas adicionais que necessitam de apoios, como os setores dos laticínios, da produção bovina, da produção aviária e do vinho. Muitos ministros aproveitaram para pedir um orçamento robusto para a PAC pós-2020.

O debate também abordou as propostas legislativas atuais, em particular uma proposta de alteração do Regulamento Europeu n.º 1305/2013, com o objetivo de fornecer liquidez para garantir a continuidade das atividades agrícolas e de pequenas empresas envolvidas no processamento, comercialização e /ou desenvolvimento de produtos agrícolas.

No que toca ao setor das pescas, os ministros fizeram também um ponto de situação das medidas de resposta ao novo coronavírus, tendo sido também discutido o estado de implementação dos atuais programas nacionais e regionais do Fundo Europeu para os Assuntos Marítimos e Pescas e o regulamento recentemente adotado que altera o regulamento do Fundo.

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4